Primeiro dia do I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos
Sexta-feira, dia 24 de Novembro, iniciou-se o I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos, realizado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), na cidade de São Paulo. Após a cerimônia de abertura, iniciou-se a Plenária – Políticas em Cuidados Paliativos: do público ao privado, e contou com a participação de Daniel Forte, presidente da ANCP, Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado De São Paulo, e Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia e teve a moderação de Milena Reis, comissão executivo do congresso e tesoureira da ANCP. Durante à discussão foram apresentados diversos dados sobre situação atual dos Cuidados Paliativos no Brasil. O encerramento da plenária ficou à cargo de Elfriede Galera, representando a fala dos paciente em Cuidados Paliativos.
A cerimônia de abertura e a Plenária – Políticas em Cuidados Paliativos: do público ao privado, a primeira do dia, puderam ser acompanhadas ao vivo pelas redes sociais da ANCP e do Instituto Oncoguia, assista como foi:
Logo após o Coffee Break, a Plenária – O Morrer e a Sociedade, teve início e contou com a presença de Ana Cláudia Arantes, médica paliativista e sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Maria Helena Pereira Franco, psicóloga e psicoterapeuta, profa titular da PUCSP e Membro do 4 Estações Instituto de Psicologia, e Gustavo Gitti, colunista da revista Vida Simples, coord. do olugar.org e tutor no Centro de Estudos Budistas Bodisatva. Com moderação de Douglas Crispim, secretário geral da ANCP, nas apresentações foram abordados os temas Poesia e literatura no processo de morrer, O luto em suas diversas dimensões e Compaixão como princípio organizador do viver e do morrer.
A programação da tarde foi dividida em 3 salas, na primeira ocorreu o “Simpósio Satélite – Interação entre equipes de algologia e cuidados paliativos: desafios e oportunidades”, com a presença do médico argentino Gustavo De Simone e Toshio Chiba, médico geriatra e coordenador da equipe de Cuidados Paliativos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, com moderação de Milena Reis, tesoureira da ANCP. Na sequência com moderação de Thiago Branco, secretário da regional sudeste da ANCP e membro de comissão executiva do congresso, ocorreu a mesa sobre o tema “Tratamento da dor crônica no paciente oncológico e não oncológico”, com à presença de Toshio Chiba, Patrick Stump e Cristiane Rodrigues. Encerrando a programação da sala houve a mesa sobre “Por que o tratamento da dor crônica não traz alívio satisfatório?”, com a moderação de Milena Reis e participação de Gustavo de Simone e Patrick Stump.
Na segunda sala os assuntos tratados foram “Modalidades de assistência em Cuidados Paliativos: desafios e oportunidades”, com a moderação de Paula Barrioso, participação de Luis Fernando Rodrigues, Alexandra M. Teodoro Alves e Angélica M Yamaguchi, a mesa seguinte tratou do tema “Cuidados com o processo de luto em cuidados paliativos”, com a moderação de Daniela Achette, e participação de Michelle Uchida, Mariana Sarkis, e Elisa Perina. E na terceira sala o primeiro tema foi “Cuidar-se para cuidar: os impasses sobre o cuidado do profissional de saúde”, moderado por Mariana Sarkis, contou a presença de Renata Fumis, Daniela Achette e Débora C. Genezini da Costa. Logo após, a próxima mesa tratou do tema “Intervenções para dor em pediatria” com a moderadora Esther Angélica Luiz Ferreira e participação de Carlota Vitória Braciolli de Moraes, Nilton José Alves Lara Junior e Silvia M. Macedo Barbosa.
Encerrando o primeiro dia de congresso, noite de autógrafos com a presença dos autores Eleny Vassão e Maria Júlia Paes da Silva, seguida de Happy Hour.