1ºEpisodio PalliCast – Meu Cuidado. Meu Direito
O tema da campanha do Dia Mundial de Cuidados Paliativos deste ano foi o assunto do bate-papo com apresentação das médicas Claudia Inhaia e Sabrina Ribeiro, com a participação do médico e presidente da ANCP André Junqueira e da presidente do Instituto Oncoguia Luciana Holtz.
Clique aqui para ouvir online no seu navegador.
Para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta clicar nos 3 pontinhos localizados no canto direito do player. Os episódios também estão disponíveis nas principais plataformas de podcast:
- SPOTIFY
- DEEZER
- POCKET CAST
- PODCAST ADDICT
- APPLE PODCASTS
- GOOGLE PODCASTS
- CASTBOX (basta buscar no app)
A gravação do episódio pode ser acompanhada ao vivo pelos seguidores da ANCP no Facebook através da live realizada no dia 12/10, e que pode ser assistida clicando aqui.
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o PodCast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
Viver e morrer bem deveriam ser direitos garantidos a todas as pessoas. Não temos como evitar o adoecimento, tão pouco controlamos seus impactos sobre nossa vida. Apesar de variações determinadas por ambiente e hábitos, doenças podem acometer pessoas de todas as classes sociais e em todos os lugares. O que varia muito é o acesso a recursos para lidar com estas condições e suas consequências.
Estas diferenças de acesso se tornam ainda mais evidentes quando falamos sobre o cuidado de pessoas com doenças graves, progressivas e que levam a morte. Nestas situações o acesso a serviços e tratamentos efetivos, a construção de um plano de cuidados que faça sentido para aquele paciente individualmente, o suporte psicológico, social e espiritual e o controle adequado de dor e outros sintomas é fundamental para a qualidade de vida de pacientes e familiares. Infelizmente esta maneira de cuidar, conhecida como Cuidado Paliativo, ainda é inacessível para a maioria das pessoas que necessitam dele, especialmente nos países menos desenvolvidos.
Ou seja, o que deveria ser direito, de fato não se concretiza como cuidado. Por esse motivo, a campanha do Dia Mundial de Cuidados Paliativos de 2019 escolheu um tema voltado a mobilizar a sociedade o direito das pessoas aos cuidados paliativos: “Meu cuidado. Meu direito”
A campanha teve por objetivo fortalecer pacientes, cuidadores e comunidades na exigência de acesso aos Cuidados Paliativos, pois uma doença que limita a vida não precisa limitar a capacidade de alguém de viver com alta função e qualidade, mas para isso é necessário apoio de equipes com conhecimento e possibilidade de implementação destes cuidados.
No Brasil, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e o Instituto Oncoguia trabalham no mesmo sentido, buscando que cuidados de qualidade estejam disponíveis para quem precisa e quem precisa tenha acesso a esse cuidado. Foi por este alinhamento que escolhemos o médico André Filipe Junqueira, presidente da ANCP e Luciana Holtz, presidente do Oncoguia, para falar sobre o tema “Meu Cuidado. Meu Direito neste Dia Mundial de Cuidados Paliativos que é comemorado todos os anos no segundo sábado do mês de outubro.