20ºEpisodio PalliCast – Série especial COVID-19
Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta na parte superior direita clicar na seta para baixo e depois selecionar a opção “Download direto” e escolher em seu dispositivo o local de sua preferência para salvá-lo. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
- SPOTIFY
- DEEZER
- POCKET CAST
- PODCAST ADDICT
- APPLE PODCASTS
- GOOGLE PODCASTS
- CASTBOX (basta buscar no app)
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
Neste episódio a médica Sabrina Ribeiro conversa com médico brasileiro Fernando Kawai, responsável pela residência de Cuidados Paliativos do Presbyterian Hospital em Nova Iorque, e que está atuando no atendimento de pacientes durante a pandemia do coronavírus e compartilha sua experiência sobre o impacto da pandemia sobre um dos sistemas de saúde mais ricos do mundo.
O médico compartilha sua visão de profissional de saúde e de paciente, uma vez que ele e sua esposa desenvolveram a infecção. Como paciente conta da vulnerabilidade, dos sintomas incontornáveis e da mudança na rotina trabalhando de casa. Como médico discute questões inerentes a pandemia como a falta de recursos, e a maneira bastante própria da sociedade americana lidar com ela, uma vez que respeitar o direito do paciente de optar pelos tratamentos que deseja ou não deseja, segue sendo um direcionador de condutas. Ainda traz suas percepções sobre a dificuldade de comunicação e a necessidade de adaptação as novas interfaces, sobre a gravidade dos pacientes, sobre a necessidade de controle de sintomas e a preocupação que todos tenham acesso a alívio de sofrimento.
Os médicos Fernando e Sabrina, que foram colegas de residência no HC-FMUSP, antes dele ir para os EUA onde refez sua formação de clínica, geriatria e cuidados paliativos, ainda discutem suas percepções sobre os pacientes graves e os rumos da pandemia, concluindo o fato de ainda estarmos reféns de seus desdobramentos, nos restando como arma mais importante, a manutenção do isolamento social.
Além dos canais de comunicação habituais da ANCP, como o Fale Conosco e redes sociais, para facilitar o acesso ao conteúdo, a entidade criou em seu site uma página dedicada ao tema, reunindo os materiais elaborados pelos especialistas do comitê. Lançada no dia 22/03, a página pode ser acessada pelo menu ANCP e depois clicando em COVID-19.
Tem dúvidas sobre atuação de Cuidados Paliativos e COVID-19? Envie pelo: covid@paliativo.org.br.
Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Indicações dos entrevistados
- Página dedicada ao tema no site da ANCP: https://paliativo.org.br/ancp/covid19/