25ºEpisodio PalliCast – Série especial COVID-19
Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta na parte superior direita clicar na seta para baixo e depois selecionar a opção “Download direto” e escolher em seu dispositivo o local de sua preferência para salvá-lo. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
- SPOTIFY
- DEEZER
- POCKET CAST
- PODCAST ADDICT
- APPLE PODCASTS
- GOOGLE PODCASTS
- CASTBOX (basta buscar no app)
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
O envolvimento dos Cuidados Paliativos no planejamento de cuidados de pacientes durante a pandemia tem ocorrido no mundo todo. Aparentemente, as situações extremas que os sistemas de saúde tem vivido trouxe de forma mais clara para a discussão aquilo que os paliativistas e apoiadores dos cuidados paliativos vinham há tempos solicitando, que é a inclusão dos cuidados paliativos ou pelo menos de seus princípios e ações, na linha de cuidado de todos os pacientes com doenças graves, nos vários cenários da assistência.
Se por um lado isso é uma boa notícia, pois acelera-se a disseminação do conhecimento na área e aguça a necessidade de conhecer e estudar conceitos fundamentais, por outro, deixa clara a grande lacuna que temos de serviços especializados em cuidados paliativos, em especial fora da região sul e sudeste.
A soma destes fatores, maior necessidade e falta de equipes estruturadas traz grandes desafios para a gestão em Cuidados Paliativos. Como organizar os fluxos de atendimento com vistas a otimizar o uso dos recursos disponíveis e ao mesmo tempo disseminar conhecimento de forma rápida e segura são apenas alguns destes.
Neste episódio do Pallicast Claudia Inhaia e o médico geriatra, paliativista, Douglas Crispim, doutor e médico assistente pelo HC-FMUSP, diretor do grupo ASAS e IBCS e vice-presidente da ANCP, e que durante a pandemia tem atuado na Enfermaria de Cuidados Paliativos COVID-19 do HC-FMUSP e no Projeto comunicando melhor na crise, conversam sobre estes desafios da gestão sob a luz de seus conhecimentos e de publicação recente no JPSM (ETKIND et al., 2020) que conseguiu resumir grande parte destes desafios.
Além dos canais de comunicação habituais da ANCP, como o Fale Conosco e redes sociais, para facilitar o acesso ao conteúdo, a entidade criou em seu site uma página dedicada ao tema, reunindo os materiais elaborados pelos especialistas do comitê. Lançada no dia 22/03, a página pode ser acessada pelo menu ANCP e depois clicando em COVID-19.
Tem dúvidas sobre atuação de Cuidados Paliativos e COVID-19? Envie pelo: covid@paliativo.org.br.
Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Indicações dos entrevistados
- Página dedicada ao tema no site da ANCP: https://paliativo.org.br/ancp/covid19/
- ETKIND, S. N. et al. The Role and Response of Palliative Care and Hospice Services in Epidemics and Pandemics: A Rapid Review to Inform Practice During the COVID-19 Pandemic. Journal of Pain and Symptom Management, abr. 2020. Disponível em: https://www.jpsmjournal.com/article/S0885-3924(20)30182-2/pdf