3ºEpisodio PalliCast – Cuidados Paliativos e Linhas de Cuidado, Unidade Cuidativa
Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta clicar nos 3 pontinhos localizados no canto direito do player. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
- SPOTIFY
- DEEZER
- POCKET CAST
- PODCAST ADDICT
- APPLE PODCASTS
- GOOGLE PODCASTS
- CASTBOX (basta buscar no app)
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o PodCast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
A integração precoce dos cuidados paliativos à atenção de pacientes com doenças crônicas progressivas e ameaçadoras da vida, independente da fase em que se encontra, a fim de prevenir sofrimento dos indivíduos, é uma bandeira defendida pela comunidade de cuidados paliativos no Brasil e no mundo. Esta prática, no entanto, enfrenta ainda muitas barreiras para sua aplicação, dentre elas, a do acesso, em especial, quando falamos de saúde pública e da atenção primária. De acordo com a publicação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) na 1ª edição da Análise Situacional e Recomendações da ANCP para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil as equipes de cuidados paliativos ainda são poucas, hospitalares e concentradas na região sudeste do país.
Para conversar sobre estratégias de enfrentamento a estas barreiras e construção de linhas de cuidados em cuidados paliativos recebemos no Pallicast a médica Julieta Carriconde Fripp, doutora em Ciências e docente FAMED – UFPEL. Julieta é médica paliativista e intensivista, ainda, idealizadora e coordenadora da Unidade Cuidativa.
Em 2015, a situação dos cuidados paliativos em Pelotas, cidade gaúcha situada a 260 km de Porto Alegre, não era muito diferente da descrita pela ANCP. Naquela época, a frente do projeto de Cuidados Paliativos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que contemplava atendimentos hospitalares e domiciliares, Julieta e equipe sentiam falta de uma estrutura que pudesse oferecer aos pacientes a possibilidade de atendimento fora destes dois cenários. Assim, a partir da idealização de Julieta, do empenho de sua equipe e do engajamento da comunidade, entrou em funcionamento em 2016 a Unidade Cuidativa.
Neste episódio do Pallicast você poderá conhecer mais do trabalho de Julieta, saber como ela viabilizou e segue financiando este projeto, e principalmente, se inspirar nesta incrível história de superação de dificuldades em nome de qualificar e aproximar a assistência daqueles que mais precisam.
Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
LEITURA COMPLEMENTAR
1- Sobre a morte e o morrer. Elizabeth Kubler-Ross
2- Minha vida sem Mim, 2003. Direção: Isabel Coixet
3- Antes de Partir, 2008, Direção: Rob Reiner
4- Viver, 1956, Direção: Akira Kurosawa