4ºEpisodio PalliCast – Cuidado paliativo: a visão do paciente
Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta clicar nos 3 pontinhos localizados no canto direito do player. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
- SPOTIFY
- DEEZER
- POCKET CAST
- PODCAST ADDICT
- APPLE PODCASTS
- GOOGLE PODCASTS
- CASTBOX (basta buscar no app)
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o PodCast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
Ana Michelle Soares, AnaMi como gosta de ser chamada, é uma jovem jornalista em tratamento de câncer de mama metastático, que um dia viu em sua própria guia de quimioterapia, no item objetivo do tratamento, um X ao lado das palavras tratamento PALIATIVO. Superado o choque inicial, pesquisou e compreendeu que apesar de ter uma doença incurável, não iria morrer naquele dia e nem no seguinte, e decidiu viver ao máximo cada dia, enquanto isso é possível.
Nessa jornada encontrou em Renata, professora e paciente assim como ela, uma amiga e companheira de aventura. Através do perfil @paliAtivas, Ana Michelle e Renata compartilharam com muito bom humor suas vidas cheias de profundidade, reflexão, tristezas e vitórias. Renata morreu em 2018, deixando no coração de AnaMi muita saudade e uma missão: a de ajudar outros pacientes a encontrarem vida e sentido dentro de uma situação difícil que é a de doença avançada.
Num bate-papo descontraído, AnaMi fala sobre sua experiência como paciente. Fala de seus valores, sobre o que é sentido e dignidade para ela e sobre a parceria que estabeleceu com seu médico, viabilizando uma boa convivência entre os tratamentos que ela precisa fazer e a vida que deseja ter. Fala sobre os profissionais de saúde que encontrou por esse caminho, fazendo um contraponto entre o orgulho e inacessibilidade de alguns e a profunda humanidade de outros. Hoje, tanto pacientes como profissionais de saúde fazem contato e procuram respostas no instagram de Ana Michelle. Em seu livro lançado em novembro de 2019, “Enquanto eu respirar”, AnaMi vai mais longe e provoca os “saudáveis” a refletirem e terem uma vida tão plena e “curada” como a dela.
Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
LEITURA COMPLEMENTAR
1- Sobre a morte e o morrer. Elizabeth kubler-Ross
2- Minha vida sem Mim, 2003. Direção: Isabel Coixet
3- Antes de Partir, 2008, Direção: Rob Reiner
4- Viver, 1956, Direção: Akira Kurosawa