Acordo inédito confirma parceria entre Academia Nacional de Cuidados Paliativos e a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos
A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) firmaram, em junho, acordo de cooperação inédito entre as entidades.
De acordo com o texto firmado, as principais ações compreendem:
- Garantir aos associados de ambas entidades, em dia com a sua anuidade, descontos iguais em todas as atividades científicas tais como congressos, jornadas e simpósios.
- Proporcionar descontos na aquisição de revistas científicas editadas ou que venham a ser editadas pelas duas entidades;
- Promover encontros para troca de experiências e conhecimento;
- Trabalhar em prol do desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em Portugal e no Brasil.
O presidente da APCP, Manuel Luís Vila Capelas, considera a parceria “fundamental, pois todas as associações, na minha perspectiva, deveriam estar unidas e não funcionarem como casulos. Faz todo sentido caminharmos lado a lado, quando o nosso objetivo comum é a melhoria dos cuidados e da qualidade de vida do doente em fim-de-vida”. (Leia aqui no site www.paliativo.org.br entrevista exclusiva com Manuel Luis Vila Capelas)
Para o presidente da ANCP, Roberto Bettega, o acordo é muito importante. “Vem reforçar minha convicção de que o trabalho em equipe sempre traz mais resultados do que tentativas isoladas. Vejo grandes vantagens para ambas instituições, especialmente para nossos associados que poderão trocar experiências com paliativistas portugueses e da União Europeia. Tenho grande satisfação de estar presidindo a ANCP neste momento de enlace.
A primeira ação conjunta das duas entidades é a realização do I Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos, que acontecerá de 11 a 13 de outubro, na cidade do Porto, em Portugal. O evento conta, em sua comissão científica, com duas conselheiras da ANCP: Maria Goretti Salles Maciel e Cláudia Burlá. Além delas, participarão como palestrantes os diretores da ANCP Dalva Yukie Matsumoto e Ricardo Tavares de Carvalho.
As inscrições para submissão de trabalhos científicos estão abertas até 25 de agosto. Para saber mais informações, visite: www.apcp.com.pt. Associados da ANCP, em dia com sua anuidade, têm desconto nas inscrições para o evento.
Em outubro de 2013, será a vez do Brasil sediar o II Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos que acontecerá simultaneamente com o V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos (www.paliativo.org.br/congresso) em Recife, Pernambuco.