ALCP lança Atlas de Cuidados Paliativos na América Latina: ferramenta é excelente fonte de dados para pesquisadores
Fonte: EAPC
A Associação Latino-Americana de Cuidados Paliativos lançou, no final de dezembro, o Atlas de Cuidados Paliativos na América Latina. A publicação – disponível na Biblioteca Virtual do site da ANCP – apresenta uma visão global da situação dos Cuidados Paliativos em 19 países de línguas espanhola e portuguesa. “Foram muitos anos de planejamento e dois anos de muito trabalho para termina-lo”, afirmam Tania Pastrana e Liliana de Lima, autoras do projeto, no site da EAPC.
O documento final é o resultado de pesquisas realizadas com 59 profissionais de Cuidados Paliativos e é o primeiro estudo sobre como está o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos na região.
Além da ALCP, o projeto teve o apoio da International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC), da European Association for Palliative Care (EAPC), da Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos (SECPAL) e da Universidade de Navarra (Espanha).
O capítulo sobre o Brasil contou com a colaboração do Dr. Roberto Bettega, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), da Dra. Maria Goretti Sales Maciel, membro do Conselho Consultivo da ANCP, do Dra. Luis Fernando Rodrigues, vice-presidente da ANCP, e da psicóloga Ana Geórgia de Melo, ex-presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP).
Para baixar o arquivo, há dois caminhos: no site da ANCP, na Biblioteca Virtual (www.paliativo.org.br) ou no site da ALCP.