AMB sedia primeira reunião da Comissão Nacional de Medicina Paliativa
Fonte/Foto: Associação Médica Brasileira
Durante o primeiro encontro, foi afirmada a importância de que seja criada uma área de atuação em Medicina Paliativa. Os componentes do grupo desenvolverão o conteúdo de um programa de formação para acreditação na área.
“A Medicina Paliativa já é uma especialidade reconhecida em vários países, tradicionalmente na Inglaterra e França, e desenvolve um trabalho que tem interface com outras profissões da área de saúde, dentro do que é chamado Cuidado Paliativo. No Brasil existem muitos médicos que se dedicam a essa área e por isso vimos a necessidade de conversar a respeito”, explicou Newton Barros. A Comissão foi criada no dia 3 de março.
A próxima reunião do grupo será dia 20 de abril, quando será solicitado à diretoria da AMB que envie o programa para a Comissão Mista de Especialidades.Participaram: Ana Paula de Oliveria Ramos (Sociedade Brasileria de Clínica Médica); Joel Lamounier (Sociedade Brasileira de Pediatria); Claudia Naylor (Sociedade Brasileira de Cancerologia); Claudia Burlá (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontolgoia); Luiz Felipe Cunha Mattos (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade); Maria Goretti Sales Maciel e Ricardo Tavares de Carvalho (Academia Nacional de Cuidados Paliativos).