ANCP cria Comitê de Odontologia
Foi criado no início de março o Comitê de Odontologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, sob coordenação das dentistas Monira Kallás e Sumatra Jales e dos médicos Ricardo Tavares e Almir Oliva.
O objetivo deste grupo de trabalho é divulgar a atuação do cirurgião-dentista no cuidado de pacientes sob cuidados paliativos para os profissionais que atuam nessa área, realizar cursos para capacitação de cirurgiões-dentistas neste contexto, de modo a inseri-lo na equipe multiprofissional de cuidados, e desenvolver estudos multicêntricos no Brasil e no exterior. Entre os temas prioritários para discussão incluem-se sinais, sintomas e cuidados bucais em pacientes sob cuidados paliativos.
A ideia do comitê surgiu da experiência conjunta de profissionais que já se dedicavam ao tema. “Há oito anos desenvolvo trabalhos nessa área no HC-FMUSP, onde avaliei a efetividade de um protocolo de cuidados odontológicos no alívio da dor, sintomas bucais e melhora da qualidade de vida em pacientes com câncer de cabeça e pescoço em cuidados paliativos. Esses estudos culminaram em minha tese de doutorado e vários artigos publicados”, explica cirurgiã-dentista Sumatra Jales.
O desconhecimento acerca da forma com que a Odontologia pode ser aplicada nos Cuidados Paliativos foi outro fator que levou à formação do grupo. “A odontologia se encaixa neste contexto devido ao comprometimento da cavidade bucal pela doença ou pelo seu tratamento. O foco deste cuidado é melhorar a qualidade de vida”, acrescenta Sumatra. “Cabe ao cirurgião-dentista paliativista realizar prevenção, diagnóstico e cuidados paliativos bucais nestes pacientes, além de orientar os cuidadores.”
Um exemplo bem sucedido dessa integração é o Hospital Premier, hospital de retaguarda na capital paulista que atende sob a metodologia de Cuidados Paliativos, que adicionou recentemente a Odontologia ao seu rol de especialidades. O trabalho pioneiro em pouco tempo foi reconhecido. “Alguns trabalhos da Odontologia no hospital Premier foram apresentados em congressos e, mesmo sendo simples, tinham reconhecimento e eram premiados”, conta Monira.
As atividades do comitê serão divulgadas em breve. O comitê é aberto para todos os associados da ANCP, que podem obter mais informações através do email: contato@paliativo.org.br