ANCP e Ministério da Saúde discutem a inserção dos Cuidados Paliativos no âmbito do SUS
Na semana passada, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) foi oficialmente convidada pelo Ministério da Saúde para discutir a inserção dos Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial, na assistência domiciliária.
O convite veio da Secretaria de Atenção à Saúde, do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação Geral de Atenção Básica Domiciliar. A reunião acontecerá já nesta semana.
No convite, o Ministério da Saúde ressaltou: “considerando a necessidade do avanço no acesso e na qualificação da assistência à atenção domiciliar e aos Cuidados Paliativos e a importância da Academia Nacional de Cuidados Paliativos como entidade referência no tema e colaboradora deste Ministério, convidamo-la para esta reunião”.
Para a diretoria da ANCP, esta é uma grande oportunidade. “Pela primeira vez, o Ministério da Saúde começa um diálogo importante para uma política pública sobre os Cuidados Paliativos no Brasil”, afirma o Dr. Roberto Bettega, presidente da ANCP.
Para a Dra. Maria Goretti Sales Maciel, membro do Conselho Consultivo e sócia-fundadora da ANCP, “este convite é o resultado de um trabalho que começou em 2005, data fundação da ANCP e que, de maneira consistente, tem levado a filosofia paliativista para todo o Brasil”.
“Este é o primeiro passo para um avanço efetivo na área de Cuidados Paliativos em nosso país”, completou a Dra. Dalva Yukie Matsumoto, diretora da ANCP.
Os resultados do encontro serão apresentados no V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, na Sessão Plenária: “Cuidados Paliativos para todos: ampliando a assistência e construindo redes”, no dia 11 de outubro. Todos estão convidados.