ANCP Sudeste promove I Ciclo de Cinema e Reflexão
Em um marco histórico para a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o Capítulo Sudeste (ANCP Sudeste) realizou seu evento inaugural em 26 de março de 2014 na Clínica São Vicente da Gávea (RJ). Buscando inspiração no modelo já consagrado em São Paulo, o “I Ciclo de Cinema e Reflexão” tem por objetivo exibir filmes com temática relacionada aos Cuidados Paliativos para estimular a discussão pela plateia. A divulgação dos fundamentos e princípios dos Cuidados Paliativos para a sociedade e a educação dos profissionais de saúde representam algumas das metas da ANCP, que descobriu no cinema um meio repleto de possibilidades para divertir e provocar.
Nesse primeiro encontro, foi exibido o curta-metragem de animação “Cordas”, vencedor do prêmio Goya, que mostra a relação entre uma menina criativa e um recém-chegado colega de escola que tem paralisia cerebral. Discute, além da finitude, a capacidade de suplantar as limitações do outro numa relação interpessoal. O curta-metragem emocionou a plateia de 30 participantes e preparou a atmosfera para o filme que se seguiu.
O Dr. Filipe Gusman, presidente da ANCP Sudeste, fez uma breve exposição sobre a ANCP e as intenções do ciclo de cinema com o intuito de situar os presentes no contexto da atividade. Ele ressaltou a indicação de Cuidados Paliativos para uma ampla gama de doenças, como demências, câncer, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica e doença renal crônica. Existe um tabu envolvendo a discussão pública da morte. Uma atividade aberta para a sociedade como o ciclo de cinema pode contribuir para quebrar a resistência que as pessoas apresentam para conversar sobre esse tema tão complexo.
O filme “A Família Savage” ilustra o desamparo vivenciado por dois irmãos ao receberem a notícia de que seu pai desenvolveu uma demência. Ao se depararem com uma situação de dependência e perda de autonomia, eles precisam tomar decisões importantes sobre como cuidar do pai. Ao longo do filme, depara-se com a progressão da doença e a aproximação da morte. A demência é uma doença complexa com repercussões sobre a família. Afinal, quem cuida desses filhos?
Logo após a exibição, o filósofo Marcus Reis Pinheiro, debatedor convidado, conduziu uma animada discussão que envolveu os participantes por uma hora. Qual o comportamento de uma pessoa diante da morte? Como acolher a angústia dos familiares? Qual o papel do médico numa situação assim? O debate gerou novos questionamentos e se espera que incentive a plateia a refletir sobre o que foi apresentado. A exibição do próximo filme acontecerá no dia 21 de maio de 2014, na Clínica São Vicente da Gávea. Todos os interessados em participar são bem-vindos.
O “I Ciclo de Cinema e Reflexão” é patrocinado pela Geriatrics e conta com o apoio institucional da Clínica São Vicente e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.