Artigo no New England Journal of Medicine ressalta Cuidados Paliativos
Cuidados Paliativos ministrados no início do tratamento de pacientes com câncer de pulmão avançado não só melhoram a qualidade de vida do paciente, mas também sua sobrevida. Este é o resultado de um estudo publicado no dia 19 de agosto pelo New England Journal of Medicine.
Pesquisadores do Massachusetts Gereneral Hospital descobriram que pacientes que sofrem de câncer de pulmão que recebem cuidados paliativos apresentam menos quadros de depressão, melhora na sua qualidade de vida e sobrevida de pelo menos 2,7 meses.
Os resultados do estudo reforçam os Cuidados Paliativos como uma intervenção apropriada e benéfica quando é introduzida no momento do diagnóstico de patologias crônicas, incuráveis e que ameaçam a vida do paciente. Essa intervenção deve acontecer em conjunto com todos os outros tratamentos médicos ligados à doença em si.
“Cuidados Paliativos têm consistentemente provado serem benéficos para pacientes que sofrem de doenças complexas”, disse a Dra. Diane E. Meier, do Center to Advance Palliative Care, instituição americana voltada para o estudo, desenvolvimento e educação em Cuidados Paliativos. “Este estudo deve encorajar pacientes a procurar Cuidados Paliativos assim que são diagnosticados”, afirmou.
O estudo comparou pacientes recentemente diagnosticados com metástase de câncer de pulmão de não pequenas céluals que receberam tratamento padrão e aqueles que receberão Cuidados Paliativos ao longo do tratamento focado na cura desde o momento do diagóstico. Foram estudados cerca de 151 pacientes ao longo de três anos.
Para ler o artigo na íntegra e suas repercussões visite o site do New England Journal of Medicine no link: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1000678 Aproveite para ler na íntegra o editorial da Dra. Daine E. Meier com as repercussões do estudo na mesma página.
O jornal americano The New York Times também publicou um belo artigo sobre o estudo do New England: http://www.nytimes.com/2010/08/24/health/24brod.html?_r=2