Atuação do profissional de Fisioterapia em Cuidados Paliativos
Fisioterapia é a ciência que estuda, protege, recupera e promove a saúde do movimento e da função do ser humano. E por algum tempo, pensou-se que os pacientes que estão recebendo Cuidados Paliativos não teriam muito benefício em ter a disposição o trabalho deste profissional.
Dentre os princípios dos Cuidados Paliativos, definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), temos que “auxiliar o paciente viver tão ativamente quanto possível, até a sua morte”. Neste sentido temos plenas qualificações para nos destacarmos neste momento do cuidado, além de colaborar na equipe multiprofissional para o controle de sintomas, promover conforto e oferecer cuidado a família.
Neste último ano tivemos muitos avanços, formamos um Comitê dentro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) que tem trabalhado para o reconhecimento da área de atuação por parte dos fisioterapeutas. Em 2018 realizamos um primeiro levantamento sobre a formação e o trabalho de fisioterapeutas envolvidos com cuidados paliativos. Das 201 respostas válidas, pode-se observar que a maioria encontra-se na região sudeste, e 94% trabalham em Cuidados Paliativos. Porém 80% não tiveram contato com Cuidados Paliativos durante sua graduação, já na pós-graduação 34% informaram que tiveram módulo/ disciplina de Cuidados Paliativo, enquanto 43% disseram que não tiveram contato com Cuidados Paliativos durante a pós-graduação.
Promoveremos em novembro, o I Encontro de Fisioterapeutas da ANCP, durante o II Congresso Paulista de Cuidados Paliativos que ocorrerá na capital paulista onde apresentaremos os demais dados da pesquisa e discutiremos os próximos passos, além disso ampliamos as formas de acolhimento entre nós fisioterapeutas por meio do Comitê e do Grupo de “Fisioterapia em CP-Brasil”, no whatsapp, aberto a todos os fisioterapeutas que querem trocar experiências. Para informações sobre como fazer parte do grupo de whatsapp envie uma mensagem pelo Fale Conosco.
Agradeço todos vocês profissionais que por meio da fisioterapia fazem os pacientes ter força e equilíbrio para, mesmo diante de uma doença grave, levantar e caminhar em busca de ter mais qualidade de vida e ser feliz.
Juliano Arcuri