Cerimônia de abertura do IV Congresso é emocionante e apresenta anúncio importante
O IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos começou nesta quarta-feira, 6 de outubro, com uma presença grande de inscritos nos cursos pré-congresso.
Após a realização desses cursos, houve a abertura ofical do evento com a participação da Dra. Maria Goretti Sales Maciel, do Dr. Ricardo Tavares de Carvalho, do Dr. Roberto Bettega, da Dra. Sílvia Barbosa, todos da diretoria da ANCP. Completando a mesa, compareceu o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luis D´Avila.
A cerimônia de abertura não seguiu a formalidade usual dessas apresentações. Nas palavras do Dr. Roberto, foi como um abraço.
Dra. Maria Goretti Sales Maciel e Dr. Ricardo Tavares de Carvalho revesaram-se como mestres de cerimônia e mostraram com muita sensibilidade a evolução da Academia Nacional de Cuidados Paliativos desde sua fundação.
No destaque, a fala do Dr. Roberto Luis D´Avila que anunciou oficialmente a criação da MEDICINA PALIATIVA no Brasil.
A partir de agora médicos poderão se especializar em Medicina Paliativa. Espera-se que em breve os primeiros cursos de residência já sejam abertos.
Esse é um avanço fantástico para os Cuidados Paliativos no Brasil que deve motivar outros profissionais de saúde a se organizar e criar suas próprias área de atuação.
O anúncio do presidente do CFM deixou todos muito felizes. A cerimônia terminou com a Dr. Goretti e o Dr. Luís lendo um texto chamado juramento do paliatista.
Paliativista: uma realidade no Brasil.
Após a cerimônia, em um ambiente muito alegre, todos puderam celebrar no coquetel que foi oferecido aos participantes.