Comitê de Geriatria da ANCP realiza consulta pública
Nos diversos programas de residência médica no Brasil, ainda não existem diretrizes curriculares nacionais propostas, tampouco exigências de processos de avaliação para certificação ao final de treinamento do especialista. Considerando a medicina paliativa como especialidade reconhecida há pouco tempo em nosso país, ainda são escassos os estudos envolvendo educação em Cuidados Paliativos, especialmente na sua intersecção com a geriatria.
Tendo isso em vista, o Comitê de Geriatria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), buscou desenvolver uma matriz de competências mínimas de Cuidados Paliativos para o médico geriatra, especialmente para aquele que está em formação, para ser usada nos diversos centros formadores de geriatras do país.
Após avaliação das matrizes, reuniu-se as competências comuns por áreas temáticas da Medicina Paliativa, que incluem desde a adequada avaliação, indicações, controle de sintomas, comunicação, diretivas antecipadas de vontade, até gestão e ensino, dentre outras. Em cada uma das áreas temáticas foram elencadas habilidades específicas e distribuídas na matriz como pré-requisito, competência essencial, desejável e avançada, que devem ser compreendidas da seguinte forma:
- Pré-requisito: competência adquirida na faculdade ou na Residência de Clínica Médica, ou seja, o que se espera que o profissional tenha antes de entrar na Residência de Geriatria.
- Essencial: o que se espera de competências em Medicina Paliativa para todo residente de geriatria ao final de sua formação.
- Desejável: o que se espera de um médico residente diferenciado, que avance além do que é essencial.
- Avançada: conhecimento mais específico, muitas vezes adquirido com cursos complementares. Competências alcançadas usualmente após o término da residência médica em geriatria.
Com base nisso, convidamos todos que trabalham com Cuidados Paliativos e Geriatria a analisar a Matriz de Competências de medicina paliativa para o geriatra e enviar suas sugestões, através do formulário abaixo:
Referências:
1- Fernandes C et al. Currículo Baseado em Competências.Revista Brasileira de Educação Médica 130 36 (1):129 –136;2012
2- CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Resolução CFM No 1973/2011. Brasília: DF. 2002.
3- Gamondi, C., Larkin, P. & Payne, S. Competências Centrais em Cuidados Paliativos: Um Guia Orientador da EAPC sobre Educação em cuidados paliativos – parte 1. Eur. J. Palliat. Care 20, 140–145;2013.
4- Hospice and Palliative Medicine Milestones: ACGME Report Worksheet, version 2; 2014.
5- McCormick, W. C. Report of the geriatrics – Hospice and palliative medicine work group: American Geriatrics Society and American Academy of Hospice and Palliative Medicine Leadership Collaboration. J. Am. Geriatr. Soc. 60, 583 587;2012.
6- ABHPM Competencies Workgroup Hospice and Palliative Medicine Core Competencies [Version 2 3] Available at: www.aahpm.org/pdf/competenciesv2_3. pdf Published September 2009 Accessed September 3, 2017.
7- Raising the Bar for the Care of Seriously Ill Patients: Results of a National Survey to Define Essential Palliative Care Competencies for Medical Students and Residents. Acad Med. 2014 July ; 89(7): 1024–1031.
8- O uso da via subcutânea em Geriatria e Cuidados Paliativos: um guia da SBGG e da ANCP para profissionais. 2ª Edição, 2017. Disponível em www.sbgg.org.br.
9- A National Framework and Preferred Practices for Palliative and Hospice Care Quality: A Consensus Report. 2006 National Quality Forum, Washington, DC. www.quality-forum.org/publications/reports/palliative.asp
10– Cuidando de Quem Cuida volume I e volume II – org. Cristiane Prade – Associação Casa do Cuidar.