Comitê de Dor da ANCP lança cartilha “Tratando a dor – medicamentos opioides”
Observando a necessidade de elaborar um material para promover conhecimento entre pacientes e cuidadores sobre a importância do controle adequado da dor, principalmente em casos de dor moderada a forte, o comitê de Dor da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) lança a cartilha “Tratando a dor – medicamentos opioides”.
Elaborado pelos membros do comitê, os médicos paliativistas João Batista Garcia, Inês Tavares de Vale Melo, Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, André Filipe Junqueira dos Santos e Guilherme Antonio Moreira de Barros, o material foi elaborado com layout e linguagem acessível reunindo um compilado de 30 questões envolvendo o uso de opioides.
Segundo João Batista Garcia, coordenador do comitê de Dor da ANCP a cartilha é um marco na educação em dor em nosso país. “A cartilha foi elaborada com a intenção de esclarecer, educar e promover os conceitos mais adequados possíveis sobre o uso de analgésicos opioides para o público leigo, principalmente pacientes e cuidadores. Está escrita em linguagem fácil e acessível para que todos possam compreendê-la. ANCP com esta visão, amplia os horizontes do cuidado, derrubando preconceitos e gerando informações claras e imprescindíveis”, pontuou.
O material está disponível no site da ANCP e pode ser acessado clicando aqui.