Conselho Federal de Enfermagem atualiza lista de especialidades dos Profissionais de Enfermagem
No dia 13 de março o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) publicou, a Resolução 570/2018 (http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-0570-2018_61172.html), que atualiza os procedimentos para Registro de Títulos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu concedido a Enfermeiros. Desta forma a resolução apresenta as linhas de atuação que agrupam as especialidades do Enfermeiro em três (3) grandes áreas. Na lista da área I, que abrange Saúde Coletiva, da Criança e do Adolescente, do Adulto, do idoso e Urgência e Emergência, a Enfermagem em Cuidados Paliativos integra a lista.
O documento considera a necessidade de manter atualizado o registro cadastral de seus profissionais inscritos, e que devem retratar o perfil da população de Enfermeiros estabelecendo políticas de qualificação para o exercício profissional.
Mônica Trovo, enfermeira, mestre e doutora pela USP, e coordenadora do Comitê de Ensino de Cuidados Paliativos em Enfermagem da ANCP, considera oportuno e de grande relevância o reconhecimento da área de especialidade em cuidados paliativos para o enfermeiro no Brasil. “A resolução foi promulgada num momento muito oportuno, em que os enfermeiros deparam-se cada vez mais frequentemente com os desafios e questionamentos inerentes ao cuidar “na linha de frente” de pacientes e seus familiares nos diferentes contextos que atuam, frente à cronificação do adoecimento e processo de morrer”, explica Mônica Trovo.
Segundo Rudval Souza, enfermeiro, Professor Adjunto, Docente da UNEB/Campus VII Senhor do Bonfim e Membro do Grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, a Resolução aprovada traz grandes novidades para a Enfermagem brasileira no que tange ao contexto de atenção primária à saúde e a hospitalar com base nos princípios do SUS. “Depois da inclusão de artigo específico sobre os Cuidados Paliativos, o nosso sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem apresenta mais essa conquista para a comunidade da Enfermagem Brasileira. Que possamos continuar na luta por Cuidados Paliativos para todos e uma prática realizada em equipes interdisciplinares e por profissionais especializados”, diz Rudval Souza.
Para mais informações acesse: http://www.cofen.gov.br/