Criado o Observatório Latinoamericano dos Cuidados Paliativos
A Associação Latinoamericana de Cuidados Paliativos (ALCP) acaba de lançar o Observatório Latinoamericano dos Cuidados Paliativos (OLCP). A iniciativa foi oficialmente apresentada durante o VII Congresso Latinoamericano de Cuidados Paliativos, realizado em meados de março em Medellín, na Colômbia.
O foco da iniciativa serão trabalhos em indicadores de políticas públicas em saúde, educação em cuidados paliativos, infraestrutura para prestação de cuidados paliativos e acesso a opioides. Embora seu funcionamento ainda não esteja completamente delineado, a ideia é que seja um trabalho de grupos que já se dedicam aos Cuidados Paliativos em seus respectivos países.
No Brasil, o Hospital Israelita Albert Einstein será a representação oficial da iniciativa. Foi escolhido para encabeçar esses esforços o médico Henrique A. Parsons, coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos e Suporte ao Paciente do HIAE. O próximo passo do OLCP no Brasil será a formação de um comitê gestor, que determinará o funcionamento da iniciativa.
“As informações serão divulgadas em periódicos científicos, tanto pela ANCP quanto pela ALCP. A ideia é que exista um relatório anual do trabalho, portanto todas as entidades que trabalham com Cuidados Paliativos serão conclamadas a participar, fornecendo dados”, explica Parsons.
O OLCP deriva de uma outra iniciativa, também lançada durante o congresso: o Atlas de Cuidados Paliativos na América Latina, cujo objetivo primordial é coletar dados acerca da prática dos Cuidados Paliativos nos países da América Latina.
“O Atlas foi uma iniciativa pioneira da ALCP, capitaneada pela pesquisadora Tania Pastrana com base no modelo do Atlas dos Cuidados Paliativos na Europa, da Associação Europeia de Cuidados Paliativos. Seus dados originam-se de diversas fontes, por vezes pouco formais”, conta Parsons. “O OLCP nasce da necessidade de formalização e sistematização da coleta de dados referentes à prática na região.”
Para mais informações sobre o OLCP, escreva para ancpimprensa@paliativo.org.br