Cuidados paliativos entram em campo
Disseminar os conceitos relacionados aos cuidados paliativos por meio do futebol é a ideia do projeto Ao Teu Lado – SC São Paulo Comunidade Compassiva, iniciativa inovadora realizada na cidade de Rio Grande (RS). “O objetivo é usar um esporte de massa, extremamente ligado à cultura brasileira, para despertar o interesse das pessoas com relação aos cuidados de fim de vida”, afirma o médico Santiago Corrêa, médico de família, fundador do Projeto “Estar ao Seu Lado- Cuidados Paliativos na Atenção Primária” e idealizador do projeto com o Sport Club São Paulo.
“Para nós é uma honra que uma instituição de quase 110 anos de história abrace a causa e seja nossa parceira nesse trabalho. Só temos a agradecer ao Presidente Hugo Melo, que nos oferece todo o suporte, ao Lucas Pompeu (quem permitiu a entrada no clube e aceitou em primeira mão essa ideia), ao Matheus Almeida pela ajuda na assessoria assim como os outros funcionários que vêm ajudando. Esse é um projeto para toda a sociedade rio grandina e tomara que outros clubes no Brasil e no mundo possam seguir o exemplo do Sport Club São Paulo defendendo a ideia de quem precisa de um cuidado diferenciado” comenta Corrêa.
Pela parceria firmada com o time de futebol profissional Sport Club São Paulo da cidade de Rio Grande (RS), o projeto poderá utilizar instalações do clube para promover palestras e encontros e, principalmente, aproveitar sua participação em jogos como os da série D do Campeonato Brasileiro para incentivar a criação de uma comunidade compassiva, ou seja, uma comunidade sensibilizada para as questões da qualidade de vida para pessoas com doenças limitantes e que ameaçam a vida e que, por meio dessa sensibilização, propõe o melhor cuidado dos seus cidadãos. “É preciso expandir o alcance das informações, não só dentro de congressos para profissionais da saúde. É preciso, sim, trazer estes temas para o dia a dia das pessoas”, defende Corrêa.
Como primeira ação, no jogo realizado no domingo dia 28 de maio contra o time paranaense Operário, os jogadores do SC São Paulo entraram em campo segurando uma faixa com os dizeres: “Você sabe o que são cuidados paliativos? Para saber mais acesse no Facebook: https://www.facebook.com/aoteuladoscsaopaulocomunidadecompassiva/”.
Segundo Corrêa, nos próximos jogos haverá a distribuição de panfletos e abertura para alguns minutos para esclarecimentos do público feitos pelos autofalantes do estádio. Uma camiseta para arrecadar fundos para o projeto está sendo confeccionada com intuito de difundir a campanha “100% Identificação” visando disseminar a ideia de que esses pacientes precisam ser identificados para terem suas necessidades supridas.
A partir de julho serão propostos encontros com cuidadores e pessoas que tenham interesse no tema e, em outubro, haverá uma grande atividade na Semana Mundial dos Cuidados Paliativos: “Um gol pelo melhor cuidado”. Para mais informações acompanhe a página do Facebook da iniciativa.