Cuidados Paliativos na agenda da Organização Mundial da Saúde
O Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) aceitou, na semana passada, a proposta do Panamá de colocar os Cuidados Paliativos na agenda de seu próximo encontro, em janeiro de 2014, e subsequentemente da Assembleia Mundial da Saúde (AMS).
A proposta do Panamá foi lançada em novembro, durante reunião da OMS que aconteceu em Genebra, na Suiça. Na ocasião, entidades de todo o mundo, incluindo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos, celebraram a inclusão dos Cuidados Paliativos como indicador de qualidade do Plano Global de Avaliação e Monitoramento de Doenças Não Transmissíveis (DNTs).
Logo após o encontro, os representantes do Panamá lançaram a campanha para inclusão dos Cuidados Paliativos na agenda da assembleia mundial através de um abaixo-assinado que foi enviado a associações paliativistas de todo o mundo. A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), representando o Brasil, manifestou o seu total apoio.
Na AMS, Ministros da Saúde de todos os países membros se encontram para discutir a agenda global na área. A OMS irá preparar um relatório sobre a situação dos Cuidados Paliativos no mundo para guiar a discussão.
Será a primeira vez na história que os Cuidados Paliativos estarão na agenda do Conselho Executivo e na AMS, que se reunirá pela 67a. vez em 2014.
Será uma ótima oportunidade de aumentar a percepção entre os ministros sobre a importância dos Cuidados Paliativos, de dividir informação sobre projetos de sucesso e de lançar regulamentações concretas.
Fonte: eHospice