Cuidados Paliativos viram lei na Andaluzia
No dia 10 de junho, o governo de Andaluzia, na Espanha, deu um grande passo para o reconhecimento dos Cuidados Paliativos como um direito dos pacientes terminais.
Os governantes apresentaram projeto de lei sobre morte digna, a primeira de uma província espanhola, cujo objetivo será o de regular os direito dos pacientes terminais e as obrigações dos médicos que os tratam, tanto em hospitais públicos, quanto privados.
Após um ano de debates, o projeto de lei intitulado “Direitos e Garantidas da Dignidade das Pessoas em Processo de Morte” precisa agora ser aprovado pelo parlamento. Uma das conquistas do texto diz respeito às sedações paliativas, que até agora estavam restritas às recomendações da União Européia para as boas práticas médicas. Agora, este procedimento passa a ser um direito do doente: “o paciente em situação terminal e em agonia tem direito a receber sedação paliativa quando precisar” reconhece o texto, que também aponta o direito do paciente de receber estes cuidados em sua residência.
Para saber mais sobre este assunto, visite o site do jornal El País: http://www.elpais.com/articulo/andalucia/enfermos/terminales/tendran/derecho/ley/sedacion/elpepiespand/20090610elpand_2/Tes