Discussão sobre Cuidados Paliativos é altamente positiva e cada vez mais frequente
O médico paliativista Amara Nwosu escreveu exclusivamente para o site ehospice a respeito de seu estudo sobre o uso do Twitter para comunicar sobre questões em torno de cuidados paliativos e fim de vida, que foi publicado recentemente no periódico BMJ Supportive e Palliative Care. Seu texto está traduzido abaixo.
“Vivemos numa era digital e a velocidade do avanço da tecnologia é, às vezes, surpreendente. Um fenômeno tecnológico que continua a crescer é a mídia social. O Twitter, por exemplo, já acumulou 271 milhões de usuários ativos mensais (que enviam cerca de 500 milhões de tweets por dia) desde a sua criação em 2006.
As plataformas de mídia social permitem que seus usuários se conectem com outras pessoas para facilitar a discussão sobre temas de interesse comum. Isto é especialmente notável com profissionais de cuidados paliativos, que, ao longo do tempo, criaram uma crescente presença online.
A mídia social pode ser usada para envolver um público específico, a fim de obter feedback e comunicar informações aos usuários. As ferramentas analíticas das mídias sociais podem ser usadas para analisar tweets, a fim de capturar dados, prever o comportamento dos usuários, analisar sentimento, identificar as pessoas influentes e criar campanhas de publicidade direcionadas.
Apesar de ser popular com muitas empresas, esta tecnologia é menos usada pelos cuidados de saúde e organizações acadêmicas. Consequentemente, há potencial para usar esses aplicativos para obter uma maior compreensão sobre o uso de mídias sociais em cuidados paliativos.
O objetivo do nosso estudo foi determinar a frequência, o sentimento e a tendência de tweets do Twitter contendo as hashtags (por exemplo, #paliativo) e/ou frases enviadas pelos usuários ao longo de um período de dois anos relacionadas a Cuidados Paliativos. A TopsyPro, uma ferramenta de análise de mídia social, foi utilizado para realizar a análise. Tal ferramenta oferece várias métricas sobre os tweets, como volume, frequência, tom geral (sentimento) e mudança no uso ao longo do tempo (aceleração). No total, 13 termos de pesquisa relacionados a Cuidados Paliativos foram identificados e analisados.
Nossa análise revelou que durante um período de dois anos (2011 – 2013) a discussão de cuidados paliativos no Twitter foi frequente (683.500 tweets) e crescente (um aumento de 62,3% nos dois anos). Descobrimos que a maioria de tweets eram positivos em relação aos Cuidados Paliativos, o que foi demonstrado por um placar de sentimento de 89% (o que significa que 89% de tweets foram mais positivos do que todos os outros tweets enviados no Twitter durante este período). A análise também demonstrou um aumento da atividade de vários termos de pesquisa em julho de 2013, que coincidiu com a divulgação do relatório final da revisão independente da Liverpool Care of the Dying Pathway.
Em geral, este estudo demonstra que inúmeras discussões sobre Cuidados Paliativos estão ocorrendo no Twitter, e a maior parte delas é positiva. Consequentemente, a mídia social apresenta uma nova oportunidade para o engajamento e diálogo permanente com grupos públicos e profissionais sobre Cuidados Paliativos.”
Para mais informações você pode entrar em contato com o Dr. Amara Nwosu em amaranwosu@doctors.org.uk ou no Twitter @amaranwosu
Fonte: ehospice