Documentário “Antes do sol se pôr” aborda questão da Finitude da Vida e sobre Cuidados Paliativos
Com objetivo de mostrar como o ser humano encara sua própria finitude, quando está diante de uma situação, em que sua vida esteja ameaçada pela progressão de uma doença, o documentário “Antes do Sol se Pôr” aborda a Finitude da Vida e os Cuidados Paliativos com o auxílio de diversos especialistas, entre eles o médico e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), André Filipe Junqueira.
Produzido por Jonas Almeida, Gabriel Camargo, Vitor Alves e Marília Moraes, de forma independente e sem fins lucrativos, como resultado do projeto de graduação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o documentário tem duração de 25 minutos, e exibe várias entrevistas com pacientes que estão sob cuidados paliativos e com especialistas como Maria Isis Martins, psicóloga; Tom Almeida, o fundador do movimento inFinito.etc; e Samir Salman, médico e superintendente do Hospital Premier.
“Nosso objetivo foi contar histórias e mostrar a percepção das pessoas que convivem com uma doença que não tem cura. Além dos pacientes, há o lado de quem está capacitado para cuidar, sendo os profissionais e especialistas em cuidados paliativos que, diariamente, atendem pacientes desde o diagnóstico da doença até a fase terminal”, explica o integrante do grupo Jonas Almeida. Segundo Jonas nesse processo, a equipe descobriu que não se trata de morrer, mas, sim, de como viver e ter o máximo de qualidade de vida possível no tempo que resta.
O documentário pode ser acessado abaixo. Mais informações disponívieis em: https://www.instagram.com/antesdosolsepor.doc/