Encaminhamento precoce para Cuidados Paliativos beneficia pacientes oncológicos, mostra estudo
Um estudo recente do MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, em Houston, indica que o envolvimento precoce de equipes de Cuidados Paliativos no ambulatório pode melhorar significativamente o cuidado no final de vida para pacientes oncológicos.
Os pesquisadores observaram que os encaminhamentos ambulatoriais para Cuidados Paliativos de três a seis meses antes da morte foram associados com menos visitas ao pronto-socorro, internações e mortes hospitalares comparados com pacientes internados ou encaminhamentos tardios. Os achados foram publicados no periódico Cancer.
“O estudo destaca que pacientes são beneficiados se encaminhados precocemente e com mais frequência aos serviços de Cuidados Paliativos”, disse David Hui, professor assistente no departamento de Cuidados Paliativos do MD Anderson e o principal investigador do estudo, num comentário na edição de julho/agosto de Cancer.
Os pesquisadores concluíram que pacientes que foram encaminhados para Cuidados Paliativos ambulatoriais receberam melhores cuidados no final de vida se comparados com aqueles que receberam Cuidados Paliativos em internação. Os achados sustentam a necessidade de se aumentar a disponibilidade de clínicas de Cuidados Paliativos e simplificar o processo de encaminhamento precoce.
Para ler o artigo, clique aqui.