ENTREVISTA ESPECIAL – Dr. Roberto Bettega fala sobre o VI Congresso da ALCP
Presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, diretor da Associação Latino-Americana de Cuidados Paliativos e presidente do VI Congresso Latino-Americano de Cuidados Paliativos, que acontece entre os dias 14 e 17 de março em Curitiba, o Dr. Roberto Bettega fala, nesta entrevista, sobre a importância das parcerias internacionais da ANCP e, também, do Brasil sediar este evento.
ANCP – Como funciona a parceria entre a ANCP e a ALCP?
Roberto Bettega – A ALCP busca criar redes de apoio e projetos de cooperação com as diversas associações latino-americanas de Cuidados Paliativos. Com isso, pretende incentivar a pesquisa, projetos e parcerias. No caso específico da ANCP, ajuda a torna-la conhecida mundialmente. Dessa forma, é muito importante para a ANCP manter presença nesta instituição.
ANCP – Qual a importância da ALCP na América Latina?
RB – ALCP está em permanente contato com associações de Cuidados Paliativos de todo o mundo e faz parte da diretoria de várias como a International Association of Hospice and Palliative Care (IAHCP), a European Association of Palliative Care (EAPC) e a Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos (SECPAL). Com isso, recebemos notícias e informações sobre projetos mundiais de Cuidados Paliativos e também abrimos portas para mostrar como fazemos Cuidados Paliativos no Brasil.
ANCP – Quais são suas expectativas para o VI Congresso Latino-Americano?
RB – Esperamos a presença de várias instituições latino-americanas e europeias. Nossa proposta é promover o debate sobre os problemas que enfrentamos, trocar experiências positivas e, assim, aumentar a credibilidade e a visibilidade dos Cuidados Paliativos latino-americanos.
ANCP – Qual é o tema do Congresso e porque ele foi escolhido?
RB – O tema do VI Congresso é Criação e Desenvolvimento das Associações de Cuidados Paliativos. Na opinião da ALCP, necessitamos de instituições mais fortes e bem fundamentadas para que possamos apresentar projetos de leis e artigos aos nossos governantes e aos conselhos profissionais da área de saúde. Precisamos mobilizar os representantes da sociedade e conscientizá-los sobre a importância dessa prática médica e multiprofissional. Como sabemos, as doenças crônico-degenerativas estão aumentando em todo o mundo.
ANCP – No contexto latino-americano, como você classificaria o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil?
RB – Penso que o Brasil está em uma fase muito boa. Como sabemos, a ANCP conseguiu uma grande evolução em poucos anos. Precisamos, agora, estruturar e consolidar a prática paliativa brasileira. Isso significa formar bons profissionais, fazer pesquisas, gerar conhecimento brasileiro e organizar bons serviços. Um dos nosso desafios é a dimensão geográfica de nosso país. Contudo, no ano passado, lançamos a Regional Norte-Nordeste e a Regional Sul da ANCP. Esperamos, esse ano, lançar a Regional Sudeste. Faltará somente a Regional Centro-Oeste que, espero, também aconteça até 2013.
ANCP – A ANCP também mantém contatos com a IAHCP e com a EACP. Qual a importância da atuação internacional da ANCP?
RB – A ANCP também mantém contato com as entidades internacionais de Cuidados Paliativos participando ativamente de eventos, congressos e buscando parcerias. No ano passado, apresentamos nosso trabalho no Congresso da EACP, em Lisboa, e fomos muito bem recebidos. A atuação da diretoria e dos conselheiros da ANCP é a de promover nosso movimento no exterior e trazer novidades e boas práticas para o Brasil. Faz parte da nossa estratégia manter contato com as principais associações e temos conseguido bons resultados. Entre eles, a realização do VI Congresso Latino-Americano em nosso país.
ANCP – Por fim, como presidente da ANCP e do VI Congresso Latino-Americano, envie um convite para que as pessoas participem do VI Congresso!
RB – Gostaria de convidar todos os profissionais da área de saúde para participarem do VI Congresso Latino-Americano de Cuidados Paliativos. Venham discutir seu trabalhos, dificuldades, boas práticas e experiências. Teremos a presença de líderes de opinião do Brasil, dos nosso vizinhos latino-americanos e de outros continentes. Será uma ótima oportunidade de aprender e também de mostrar nossa evolução. Sejam todos bem-vindos!
Informações
VI Congresso Latino-Americano de Cuidados Paliativos
Data: 14 a 17 de março de 2012
Local: Curitiba, Paraná
Inscrições e programação completa: http://vicongresoalcp.org