Faculdade de Medicina de Jundiaí cria Liga de Cuidados Paliativos
A Faculdade de Medicina de Jundiaí acaba de criar sua Liga de Cuidados Paliativos.
“Foram três longos anos construindo com os alunos a compreensão sobre o cuidado paliativo, conversas elucidativas com o diretório acadêmico e a possibilidade de uma liga interdisciplinar e inclusiva”, explica a psicóloga e coordenadora do grupo Karla Carbonari.
Segundo ela, a ideia da Liga de Cuidado Paliativo surgiu de um feliz encontro entre uma estudante que vinha de outra faculdade com experiências em Cuidado Paliativo e sua experiência em trabalhar em clínica com cuidado paliativo e academicamente orientar trabalhos nesta área.
O objetivo da Liga é proporcionar ao estudante um contato maior com o Cuidado Paliativo, uma vez que a disciplina não consta no currículo acadêmico.
A Liga conta com graduandos e pós-graduandos de diversas áreas, como medicina e enfermagem, além de pessoas da comunidade que fazem parte de algum serviço de saúde ou que tenham interesse em conversar sobre o tema. Também participam do grupo psicólogos, fisioterapeutas e profissionais provenientes de outras faculdades de medicina.
“À medida que os encontros acontecem, discutimos as experiências de profissionais que integram o grupo, enriquecendo nosso referencial de prática em Cuidados Paliativos. Temos também o cuidado de disponibilizar um serviço de apoio ao estudante em horários além da atividade da Liga, uma vez que sabemos que este assunto mobiliza muitas emoções”, conta Karla.