Filme argentino “Elsa e Fred” é tema de debate no Ciclo de Cinema e Reflexão da ANCP Sudeste
O filme “Elsa e Fred” foi a grande atração da segunda sessão do Ciclo de Cinema e Reflexão da ANCP Sudeste, realizada em dia 28 de maio, no Rio de Janeiro.
Dirigido por Marcos Carnevale, o filme argentino foi lançado em 2005 e traz uma história de amor na terceira idade através do casal que dá nome ao filme. Elsa é uma senhora divertida e imprevisível, que conhece o triste e quieto Fred quando este torna-se seu vizinho ao perder a esposa. Juntos, o improvável casal vive uma divertida história de amor e felicidade.
O filme foi assistido por um uma plateia atenta e participativa, que enfrentou uma cidade caótica com chuva e greve de ônibus para chegar à sessão. As discussões que seguiram a exibição foram conduzidas pela psicóloga Dulcinea da Mata R. Monteiro e trouxeram importantes reflexões sobre o envelhecimento, o amor, o adoecer e a morte.
“Elsa é uma pessoa capaz de viver de forma plena e se manter em busca de seus desejos, mesmo diante da idade avançada e/ou do diagnóstico de uma doença grave”, destacou Dulcinea. “Já o medo da morte, personificado através de Fred, pode nos impedir de aproveitar a vida de verdade.”
A plateia comentou diversas questões relacionadas à finitude e à necessidade da existência de serviços de Cuidados Paliativos como estratégia fundamental para o tratamento interdisciplinar de pessoas portadoras de doenças graves, progressivas e incuráveis. Enfatizou-se também a importância de existir um diálogo franco entre os profissionais de saúde e a pessoa doente, de forma a facilitar o processo de tomada de decisões envolvendo o tratamento e demais questões da vida desse indivíduo.
As próximas sessões do Ciclo de Cinema e Reflexão da ANCP Sudeste serão divulgadas em breve, através do site da ANCP e das redes sociais.