IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos muda realidade paliativa no Brasil
A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realizou, entre os dias 6 e 9 de outubro, o IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. O evento, que reuniu cerca de 800 pessoas entre palestrantes e congressistas, aconteceu no Centro de Convenções do Hospital Sírio Libanês em São Paulo e teve como tema “Educar para Paliar”.
Logo na abertura, na noite do dia 6, foi anunciada oficialmente a regulação da Medicina Paliativa como área de atuação no Brasil pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D´Avila. Emocionado, o médico ressaltou a importância da mudança, que permite a organização de residências médicas na área e a criação de disciplinas de graduação e pós-graduação em faculdades de medicina em todo o país.
Este resultado já era aguardado pela ANCP, que deu entrada no pedido de criação da nova área de atuação em 12 de fevereiro de 2009. Para a Dra. Maria Goretti Sales Maciel, conselheira da ANCP, o resultado saiu rápido. “Isso reflete a urgência na regulação da prática paliativa em nosso país e a necessidade de formar médicos com especialização na área”.
A notícia também foi bastante comemorada no IV Congresso e inspirou outras áreas que compõem a equipe multiprofissional a se organizar. Na tarde do dia 8 de outubro, um grande encontro entre psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais de saúde discutiu propostas de regulamentação dos Cuidados Paliativos em suas entidades de representação de classe.
Durante o IV Congresso, a ANCP também anunciou uma parceria com o EPEC Project, da Northwestern University, lançando oficialmente o Projeto EPEC Brasil que pretende treinar formadores em Cuidados Paliativos no modelo a distância. O trabalho é coordenado pelo paliativista brasileiro, Dr. Henrique Parsons, membro do corpo clínico do MD Anderson Cancer Center (Estados Unidos).
O conteúdo também foi outro ponto importante no IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. No destaque, as palestras do Dr. Eduardo Bruera e do Dr. Lawrence Librach, que focaram na questão do ensino e pesquisa em Cuidados Paliativos e lotaram as sessões plenárias que participaram.
A maioria dos participantes elogiou o formato do IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Em especial, o Encontro com o Professor, que permitiu a discussão e o esclarecimento de dúvidas que acompanham os profissionais em seu trabalho diário.
No dia 8 de outubro, também foi realizada a assembléia geral da Academia Nacional de Cuidados Paliativos que elegeu a nova diretoria para o triênio 2011-2013. A nova diretoria tem como membros:
Presidente
Dr. Roberto Bettega – Paraná
Vice-Presidente
Dr. Luis Fernando Rodrigues – Paraná
Diretor Científico
Dr. Ricardo Tavares de Carvalho – São Paulo
Tesoureira
Dra. Dalva Yukie Matsumoto – São Paulo
Secretária Geral
Dr. Veruska Menegatti – São Paulo
Por fim, no dia 9 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, foi realizado um painel especial com a participação da jornalista da TV Globo, Thaís Itaqui, e da atriz Glória Menezes. Thaís realizou uma grande reportagem sobre Cuidados Paliativos em 2009 e ressaltou que este foi um dos mais importantes momentos de sua carreira. A grande atriz brasileira Glória Menezes leu trechos da peça Wit, que ela fez no teatro, levantando muitos aplausos da platéia.
O IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos foi, sem dúvida, um momento especial no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil e fechou um ano em que esta área da saúde foi reconhecida em vários setores da sociedade. 2010 foi um ano muito bom para os Cuidados Paliativos no Brasil.
Acompanhe no site da ANCP, nas próximas semanas, entrevistas e fotos com os melhores momentos do evento!