I Congresso de Cuidados Paliativos do Rio de Janeiro reuniu mais de 500 participantes
Entre os dias 15 e 16 de Agosto a cidade do Rio de Janeiro foi sede do I Congresso de Cuidados Paliativos do Rio de Janeiro, evento que reuniu mais de 500 participantes. A diretoria nacional da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) esteve presente representada por seu presidente o médico paliativista André Filipe Junqueira Santos. Em seus 2 dias, o evento promoveu a união de renomados especialistas nacionais e internacionais entre eles Fernando Kawai, diretor do Programa de Residência de Cuidados Paliativos, New York Presbiterian Queens, e Paulo Reis Pina, diretor da Unidade de Cuidados Paliativos Domus Fraternitas, Braga, que em dois dias abordaram temas de grande relevância no cenário paliativista atual.
A cerimônia de abertura contou com uma homenagem aos integrantes da comissão de honra do congresso composta por Ciro Floriani, Claudia Burlá, Claudia Naylor, Lígia Py, Lilian Hennemann, Teresa Reis, Rubens Filho e Zemilson Basto por suas contribuições para o Cuidado Paliativos no Estado.
Na ocasião, o médico Filipe Gusman, presidente do congresso apresentou aos presentes “A carta do Rio de Janeiro – Construindo as Bases de uma Comunidade da Compaixão”. A iniciativa visa unir todos membros da sociedade civil organizada para apoiar a carta mediante a participação de iniciativas que possam sensibilizar a sociedade e ampliar a discussão sobre as necessidades das pessoas com doenças graves e seus familiares e, assinando a presente petição. Para ler a carta na íntegra e assinar a petição clique aqui. Além disso fechando o primeiro dia de evento, um dos principais símbolos da cidade o Cristo Redentor recebeu iluminação especial na cor magenta em apoio ao congresso.
E no último dia de evento, após realização de assembleia, foi criada a Academia Nacional de Cuidados Paliativos Estadual do Rio de Janeiro, que passa a ter o médico Filipe Gusman como presidente, o fisioterapeuta Ernani Costa como vice-presidente, a médica Lisiana Szeneszi como vice-presidente, a médica Lívia Coelho como secretária, a médica Jeane Juver como tesoureira, a médica Débora Mattos como coordenadora científica, a enfermeira Liana Trotte como coordenadora científica, o capelão Bruno Oliveira como coordenador de comunicação, e a médica Simone Garruth como coordenadora de comunicação. ”A partir de agora o desafio é ainda maior para manter a união, agregar novos pares e estabelecer bases sólidas para a ANCP Rio de Janeiro”, disse Filipe Gusman.
Os certificados de participação estarão disponíveis para acesso no site do congresso a partir do dia 20/08: http://paliativorj.com.br/2019/