I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos reuniu mais de 690 pessoas em São Paulo
Aconteceu na cidade de São Paulo, entre os dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, o I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos, evento realizado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), que reuniu mais de 60 palestrantes que no período foram ouvidos por 693 pessoas, de diversas partes do país. Além disso, no dia 23/11, ocorreram os cursos pré-congresso Workshop em Cuidados Paliativos Perinatais, Gestão de Serviços em Cuidados Paliativos e o Encontro de lideranças brasileiras e latino-americanas em Cuidados Paliativos com a participação do médico argentino Gustavo De Simone, Master Class em Pediatria, Manejo do sofrimento psíquico em Cuidados Paliativos, Procedimentos minimamente invasivos para o controle de sintomas, Cuidados Paliativos em pacientes nefrológicos, Hands on: Procedimentos de Enfermagem em Cuidados Paliativos e Panorama da Enfermagem em Cuidados Paliativos em São Paulo. Ao todo 20 palestrantes, ministraram aulas para mais de 200 pessoas.
Além dos cursos, no mesmo dia ocorreu a “Roda de Conversa: Falando abertamente sobre Cuidados Paliativos”, realizado em parceria com o Instituto Oncoguia, a roda de conversa pode ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais do Oncoguia e da ANCP, por mais de 7 mil pessoas. Como parte da programação cultural do evento, a noite em parceria com o Caixa Belas Artes ocorreu o “Cineclube da morte – Edição especial l Congresso Paulista de Cuidados Paliativos” com a exibição do filme “A Partida, do diretor Yojiro Takita”. Após a sessão, que teve sala cheia, Daniel Forte, presidente da ANCP, e o consultor Tom Almeida realizam um bate-papo com os participantes. A noite foi encerrada no bar e restaurante Riviera.
No primeiro dia de Congresso, após a cerimônia de abertura, iniciou-se a Plenária – Políticas em Cuidados Paliativos: do público ao privado, e contou com a participação de Daniel Forte, presidente da ANCP, Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado De São Paulo, e Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia e teve a moderação de Milena Reis, da comissão executiva do congresso e tesoureira da ANCP. Durante à discussão foram apresentados diversos dados sobre situação atual dos Cuidados Paliativos no Brasil. O encerramento da plenária ficou à cargo de Elfriede Galera, representando a fala dos paciente em Cuidados Paliativos, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da ANCP e do Instituto Oncoguia, assistida por mais de 3500 mil pessoas
Dando sequência à programação, a Plenária – O Morrer e a Sociedade, contou com a presença de Ana Cláudia Arantes, Maria Helena Pereira Franco, e Gustavo Gitti. Com moderação de Douglas Crispim, secretário geral da ANCP, nas apresentações foram abordados os temas Poesia e literatura no processo de morrer, O luto em suas diversas dimensões e Compaixão como princípio organizador do viver e do morrer. A programação da tarde foi dividida em 3 salas, conforme programação. Encerrando o primeiro dia de congresso, noite de autógrafos com a presença dos autores Eleny Vassão e Maria Júlia Paes da Silva, seguida de Happy Hour.
O segundo e último dia, de acordo com o programado, teve início com as atividades divididas em três salas. E na parte da tarde, a programação foi constituída por duas grandes Plenárias, a primeira sobre o tema “Bioética como utilizar?” moderada por Daniel Neves Forte, com a participação de Regina Szylit, Regina Parizi e Henrique Moraes Prata, e a última teve como tema “Parâmetros de qualidade: Do ideal ao real” moderada por Carlos Eduardo Paiva e a participação de Toshio Chiba, Alze Tavares e Ana Luiza Geloneze. Após as plenárias houve o lançamento o do aplicativo “Manejo de sintomas” pela ANCP, o lançamento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da ANCP.
Veja na galeria algumas fotos do evento: