IAHPC divulga Definição de cuidados paliativos
Seguindo a recomendação da Comissão Lancet sobre Acesso Global a Cuidados Paliativos e Alívio da Dor, e como uma organização com relações oficiais com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC) projetou, desenvolveu e implementou um projeto para revisar e adotar uma nova definição de cuidados paliativos. O objetivo foi encontrar um consenso sobre uma definição que foque no alívio do sofrimento, e um que também seja oportuno e aplicável a todos os pacientes, independentemente do diagnóstico, prognóstico, localização geográfica, etapa do cuidado ou nível de renda.
Para este projeto, a IAHPC implementou um processo de três fases ao longo de 2018. A definição resultante consiste em duas seções e segue uma estrutura semelhante a da OMS, ou seja, uma declaração introdutória concisa e uma lista de componentes com pontos de atenção. Uma terceira seção foi adicionada após os participantes sugerirem a adição de um conjunto de recomendações aos governos.
Com o documento pronto, a diretora executiva do IAHPC Liliana De Lima, por intermédio da presidente da Associação Latino-Americana de Cuidados Paliativos (ALCP) Tania Pastrana, convidou a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) para colaborar ao lado de especialistas com a tradução da definição para o português, contribuindo desta forma para maior disseminação do conteúdo, principalmente em toda a região da América Latina.
Diversos representantes de organizações e instituições acadêmicas de vários países compõem a lista dos que endossaram a nova definição. A lista será enviada pela IAHPC a OMS no final de fevereiro de 2019.
Para mais informações e acesso a versão em português que em breve estará disponível no site do IAHPC, acesse: https://hospicecare.com/what-we-do/projects/consensus-based-definition-of-palliative-care/