IAHPC lança nova plataforma de dados globais em celebração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos
A International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC) lançou em meio as comemorações do Dia Mundial de Cuidados Paliativos, plataforma para facilitar o acesso aos dados produzidos pela Lancet Commission on Global Access to Palliative Care and Pain Relief (LCGAPR). Objetivo é que seja um serviço para a comunidade global de Cuidados Paliativos elaborado pelo IAHPC, junto com University of Miami Institute for Advanced Study of the Americas (UMIA), e a Mexican Health Foundation (FUNSALUD).
A plataforma, criada por pesquisadores da UMIA e FUNSALUD, permite que os usuários calculem o sofrimento relacionado à saúde (serious health related suffering-SHS) e a necessidade de cuidados paliativos por renda e região geográfica para um grande número de países. Os dados vêm do Relatório LCGPAR “Aliviando o abismo de acesso aos cuidados paliativos e alívio da dor – um imperativo da cobertura universal de saúde” e de um extenso apêndice de dados.
O SHS está associado a doenças ou lesões de qualquer tipo que possam ser atendidas por Cuidados Paliativos ou tratamento da dor. O LCGAPR desenvolveu uma estrutura para medir a carga global de SHS em 20 condições limitantes e ameaçadoras à vida, mais associadas à necessidade de Cuidados Paliativos e 15 sintomas físicos e psicológicos associados.
Para acessar a plataforma clique aqui.