Inicia-se o I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos
Hoje dia 24 de Novembro, iniciou-se o I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos, realizado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), na cidade de São Paulo. Após a cerimônia de abertura, iniciou-se a Plenária – Políticas em Cuidados Paliativos: do público ao privado, e contou com a participação de Daniel Forte, presidente da ANCP, Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado De São Paulo, e Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia e teve a moderação de Milena Reis, comissão executivo do congresso e tesoureira da ANCP. Durante à discussão foram apresentados diversos dados sobre situação atual dos Cuidados Paliativos no Brasil. O encerramento da plenária ficou à cargo de Elfriede Galera, representando a fala dos paciente em Cuidados Paliativos.
A cerimônia de abertura e a Plenária – Políticas em Cuidados Paliativos: do público ao privado, a primeira do dia, puderam ser acompanhadas ao vivo pelas redes sociais da ANCP e do Instituto Oncoguia, assista como foi no link:
Logo após o Coffee Break, a Plenária – O Morrer e a Sociedade, teve início e contou com a presença de Ana Cláudia Arantes, médica paliativista e sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Maria Helena Pereira Franco, psicóloga e psicoterapeuta, profa titular da PUCSP e Membro do 4 Estações Instituto de Psicologia, e Gustavo Gitti, colunista da revista Vida Simples, coord. do olugar.org e tutor no Centro de Estudos Budistas Bodisatva. Com moderação de Douglas Crispim, secretário geral da ANCP, as apresentações abordaram os temas Poesia e literatura no processo de morrer, O luto em suas diversas dimensões e Compaixão como princípio organizador do viver e do morrer.
A programação da tarde foi dividida em 3 salas com a discussão dos temas: Interação entre equipes de algologia e cuidados paliativos: desafios e oportunidades, Tratamento da dor crônica no paciente oncológico e não oncológico, Por que o tratamento da dor crônica não traz alívio satisfatório?, Modalidades de assistência em Cuidados Paliativos: desafios e oportunidades, Cuidados com o processo de luto em cuidados paliativos, Cuidar-se para cuidar: os impasses sobre o cuidado do profissional de saúde e Intervenções para dor em pediatria.