Licitação para construção de Centro de Cuidados Paliativos é aberta em Pelotas/RS
Fonte: Diário Popular/ Pelotas-RS
Na semana passada foi dado mais um passo para a criação de um centro regional de Cuidados Paliativos no Rio Grande do Sul. O edital de licitação para contratar a empresa que construirá o Hospice do Centro do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) foi publicado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a diretora do HE, Julieta Fripp, esse é “um passo importantíssimo para o tratamento de usuários que apresentam patologias fora de possibilidades de cura, com sobrevida reduzida, em especial portadores de câncer em estágio avançado”. De acordo com a médica – que no dia 11 deste mês ainda foi eleita vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos para o biênio 2014-2015 -, o centro será o primeiro da Região Sul do Brasil. “É uma modalidade inovadora e existem poucas no país, a maioria no Rio de Janeiro e em São Paulo”, conta.
A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na obra ocorrerá dia 22 de novembro, às 9h, na sala 303 do Prédio da Reitoria no Campus Porto da UFPEL. Após a assinatura do contrato, a obra deve ser concluída em um ano. Assim, de acordo com a previsão da Dra. Julieta Fripp, o prédio estará em funcionamento já nos primeiros meses de 2015.
Estrutura
A verba para a construção é de R$ 2 milhões e foi confirmada no último mês de agosto através de publicação no Diário Oficial da União. O recurso para as obras e reformas de instalação do Centro é oriundo do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). As instalações terão cerca de mil metros quadrados. No setor Hospice, haverá 16 leitos de internação, área de convivência entre pacientes e familiares, postos de enfermagem, salas de procedimentos, sala de reunião de equipe, auditório, almoxarifado, copa/cozinha e garagem.
O Ambulatório Interdisciplinar de Cuidados Paliativos terá recepção e quatro salas de atendimento. Como o centro incluirá tratamento multidisciplinar, as áreas da saúde previstas com inclusão acadêmica são Medicina, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Farmácia, Odontologia e Educação Física.
Há cerca de oito anos o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi/UFPel) realiza Cuidados Paliativos em ambiente domiciliar. É voltado para pacientes com câncer na zona urbana de Pelotas. Nesse período, cerca de mil pacientes foram atendidos.