Mais de 270 pessoas estiveram presentes no II Congresso Gaúcho de Cuidados Paliativos
A cidade de Porto Alegre foi sede do II Congresso Gaúcho de Cuidados Paliativos realizado entre os dias 18 e 19 de Outubro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pela Regional Sul da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). A diretoria nacional da ANCP esteve presente representada por seu diretor-colaborador, o médico Rodrigo Kappel Castilho, que também foi o presidente do congresso.
Com o tema “Interfaces dos Cuidados Paliativos na Saúde”, o evento contou com especialistas regionais e nacionais, teve quatro cursos pré-congresso, “Curso teórico e prático em comunicação”, “Espiritualidade em Cuidado Paliativo”, “Hipodermóclise – Da teoria à prática”, e “Curso sobre Dor total – Múltiplas abordagens para a dor que não é só uma”, todos com salas lotadas.
A programação apresentou em sua maioria mesas multiprofissionais. Segundo Rodrigo Castilho essa foi uma das características positivas, como também a interação com o público durante os dias dias de congresso. Além de participantes de diversas parte do Rio Grande do Sul, o evento contou com a presença de congressistas de diversas regiões do país, e de profissionais de diversas áreas como medicina veterinária.
Rodrigo Castilho informa que desde março deste ano, o Rio Grande do Sul através das “Rodas de Chimarrão Paliativo Integrativo” vem promovendo esses encontros dos serviços de cuidados paliativos gaúchos para que haja uma troca de experiências, fomentando o cuidado paliativo no Estado. Foram realizadas sete “rodas” e o congresso ocorreu no que seria o oitavo mês que seria equivalente a oitava roda de chimarrão integrativa paliativa contribuindo na disseminação de conhecimento.
“Mensalmente esse movimento tem fortificando e disseminado o Cuidado Paliativo no Rio Grande do Sul. Esse II Congresso Gaúcho de Cuidados Paliativos foi muito voltado para a questão da multidisciplinaridade, da integração, da espiritualidade, e do conhecimento científico nessa área, através desses movimentos estimulados pela ANCP o Cuidado Paliativo hoje no Rio Grande do Sul está cada vez mais forte, e daqui para frente a tendência é um aumento significativo da consciência desse cuidado no Estado”, pontuou.
Os certificados para os participantes estará disponível no site do Sympla a partir do dia 25/10.