Mantendo padrões elevados de cuidados paliativos através da satisfação do paciente
Um estudo piloto conduzido por Kate Henriksen no Curie Marie Hospice, Edimburgo, observou que os pacientes veem com bons olhos a oportunidade de preencher um questionário para fornecer feedback sobre seus médicos.
Os questionários de satisfação do paciente (PSQs, na sigla em inglês) são utilizados para avaliar a forma como o paciente se sente sobre a comunicação do seu médico e habilidades interpessoais, visando informar o desenvolvimento profissional do pessoal médico. Vinte e seis pacientes e um familiar completaram o questionário no hospice e o consideraram claro e fácil de preencher. De fato, muitos pacientes agradeceram a oportunidade de estar envolvidos e fazer a diferença, e acharam que o processo de dar feedback lhes dava uma voz.
Este foi o primeiro estudo a observar a administração do Questionário de Satisfação do Paciente num cenário de hospice; ele é mais comumente usado no ambiente ambulatorial.
O Conselho Médico Geral propôs que todos os médicos com contato com o paciente devem completar um PSQ pelo menos uma vez a cada cinco anos como uma ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento. Os resultados deste estudo são, portanto, muito oportunos e particularmente pertinentes para especialidades onde pode não ser possível recrutar um grande número de pacientes de ambulatório.
Uma boa comunicação é claramente um dos pontos centrais da prática de cuidados paliativos e solicitar feedback do paciente é essencial na manutenção de altos padrões de atendimento.
Para ler o estudo completo, clique aqui.
Fonte: ehospice