Menos de 10% dos hospitais brasileiros oferecem cuidados paliativos
Extra Por: Evelin Azevedo
Lima (Peru) — O Brasil ainda está muito longe do ideal quando o tema são os cuidados paliativos. Criado para dar mais qualidade de vida a pacientes que enfrentam doenças que não têm cura ou condições físicas que geram dependência de outra pessoa, este método está disponível em menos de 10% dos hospitais brasileiros com mais de 50 leitos. A distribuição também é desigual: das 177 unidades disponíveis no país, 58% delas estão concentradas na região Sudeste. O serviço de cuidados paliativos brasileiro só “ganha” do prestado na América Latina pela República Dominicana e na Venezuela. Estes dados foram apresentados durante o “Encontro de Alto Nível – Cuidados Paliativos: fortalecendo o sistema sociosanitário”.
Esta defasagem de atendimento pode ser explicada pela falta de formação profissional. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), dos 302 cursos de graduação em medicina no país, somente 14% oferecem uma disciplina sobre o assunto. E em apenas 18 cursos (6%) a cadeira está no currículo obrigatório.
Leia a matéria na integra em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/menos-de-10-dos-hospitais-brasileiros-oferecem-cuidados-paliativos-23171965.html