Mês de celebração aos Cuidados Paliativos encerra com atividades em todas as regiões do país
Durante o mês de Outubro, em todas as regiões do país, diversas equipes de Cuidados Paliativos se organizaram e realizaram diversa atividades para a comemoração da data. O que não foi diferente nos últimos dias do mês.
Localizado na região Nordeste, na cidade de João Pessoa, no dia 26/10 o Hospital Napoleão Laureano, realizou evento com o tema “Não deixe os que sofrem para trás”. A Atividade teve apresentação do Coral do Hospital e programação com palestras sobre o tema.
Já na região Norte, em Belém capital do Pará, o Hospital Ophir Loyola promoveu no dia 28/10 o I Simpósio Integrativos de Cuidados Paliativos, que reuniu profissionais para palestras sobre o tema.
Na região Sudeste, na cidade de Macaé, interior do estado do Rio de Janeiro, no dia 23/10 a Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé – UFRJ realizou dentro da na IX Semana de Integração Acadêmica do campus universitário, o Minicurso “Introdução aos Cuidados Paliativos: desafios e perspectivas”.
Em Serra, município do Espírito Santo, o Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual Dório Silva – Secretaria de Saúde do Espírito Santo, organizou o II Encontro de Cuidados Paliativos, com palestras destinadas à profissionais de saúde e para a comunidade.
Na capital Mineira, no dia 28/10, a Sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais, promoveu diversas atividades envolvendo apresentação cultural, roda de conversa e sessão de depoimentos.
E na capital carioca, o Hospital de Câncer IV do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), realizou para profissionais de saúde interno e externo do hospital evento com palestras sobre Cuidados Paliativos.
Para a celebração da data neste ano, ANCP em parceria com a WHPCA coordenou a divulgação da campanha de 2017 no Brasil. Para isso a ANCP realizou ações com o objetivo de incentivar a participação de todas as equipes do país e principalmente divulgar o trabalho de Cuidados Paliativos. Ao todo 20 instituições participaram realizando atividades em suas regiões impactando não só profissionais de saúde e pacientes, como também a comunidade. A lista com as instituições que participaram pode ser encontrada na página https://paliativo.org.br/ancp/dia-mundial-de-cuidados-paliativos-2017/ onde também encontram-se todos os detalhes sobre a campanha deste ano.
Todos os anos, no segundo sábado de outubro, é comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, sendo a iniciativa encabeçada pela World Hospice and Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que tem como objetivo o desenvolvimento dos cuidados paliativos e hospice no mundo. Anualmente a WHPCA incentiva a realização de ações em todo o mundo em torno de um tema, sendo que em 2017 o tema foi “Cobertura Universal de Saúde – Não deixe aqueles que sofrem para trás”, baseado no compromisso assumido pelos países durante reunião na Organização Mundial da Saúde (OMS) para alcançar a cobertura universal de saúde até 2030.