Minicurso sobre manejo da dor
A dor é um sintoma muito frequente e com grande impacto na qualidade de vida dos pacientes em cuidados paliativos. Dentre as suas causas, a doença oncológica é uma das principais e atinge de 60% a 80% dos pacientes acometidos por esse problema, tendo, um terço deles, dor moderada ou intensa. Devido a essa importância nos cuidados paliativos, um dos minicursos do VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos terá como tema o manejo da dor.
“O curso destacará os aspectos multifatoriais da dor, valorizando a importância da abordagem integralizada biopsicossocial e espiritual do indivíduo, além da dinâmica do diagnóstico e o direcionamento adequado do seu manejo”, explica o médico Adivânio Cardoso Américo, anestesiologista e coordenador do curso juntamente com a anestesiologista Lúcia Miranda Monteiro dos Santos.
O conteúdo do curso tem como objetivo, segundo os médicos, apresentar aos congressistas, de forma didática, a avaliação e tratamento da dor e todas as suas interfaces. Contará com a participação de profissionais especializados com muita experiência na área.
Entre as apresentações, também estarão os temas: fatores psicológicos e psiquiátricos influenciando na dor em CP, manejo dos efeitos colaterais dos opioides e dor de difícil manejo, a espiritualidade no enfrentamento da dor e discussões de casos.