Nota de Esclarecimento
A Academia Nacional de Cuidados Paliativos em esclarecimento as informações veiculadas nos últimos dias sobre o trabalho de Cuidados Paliativos, principalmente realizado pelos profissionais paliativistas que se dedicam ao atendimento pediátrico, informa que:
1- A equipe de cuidados paliativos atua juntamente com os profissionais especialistas na enfermidade, para cuidar do bem estar do paciente e de sua família durante o tratamento. Nos casos de pacientes pediátricos os cuidados paliativos podem contribuir para cuidar do sofrimento de recém-nascidos, crianças e adolescentes com doenças limitantes da vida, além de proporcionar apoio emocional às famílias;
2- As equipes de cuidados paliativos são multidisciplinares, podendo incluir enfermeiros, pediatras, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, capelães, assistentes sociais, entre outros profissionais. Estes profissionais estarão em constante comunicação com a família dando suporte para a escolha das melhores alternativas de alivio dos sintomas.
3- No Brasil o Cuidado Paliativo Pediátrico pode ser realizado em hospital, ambulatório e domicílio.
4- Os hospices, ou hospitais de cuidados paliativos, são locais destinados a cuidado de pacientes com doenças crônicas, porém sem chance de cura. Esse atendimento pode ser prolongado e tem como objetivo de gerenciar a dor e os sintomas dos doentes dando auxilio emocional e espiritual para ele e seus familiares até o momento do falecimento.
Atenciosamente,
Academia Nacional de Cuidados Paliativos