Nova edição de atlas examina serviços de Cuidados Paliativos na América Latina
O Atlas de Cuidados Paliativos na América Latina, um projeto que examina os serviços de cuidados paliativos na região, foi lançado na semana passada em Medelín, Colômbia, durante o VII Congresso Latinoamericano de Cuidados Paliativos.
Segundo o Atlas, a América Latina dispõe de 922 serviços de cuidados paliativos, que cobrem apenas uma fração das necessidades da região.
Desde seu início na década de 1980, os Cuidados Paliativos se desenvolveram gradualmente na América Latina. Os 922 serviços em funcionamento hoje se distribuem pelos 19 países da região, levando a uma média de 1,6 serviço/equipes/unidades por milhão de habitantes, evidenciando uma vasta maioria de pacientes que necessitam de CP mas não têm acesso ao tratamento.
Esses são apenas alguns dados do Altas de Cuidados Paliativos en Latinoamerica, desenvolvido pela Associação Latinoamericana de Cuidados Paliativos (ALCP).
Esse é o primeiro estudo sistemático que apresenta informações sobre os 19 países da América Latina. O estudo foi desenvolvido por um grupo de trabalho reunido pela ALCP, com o apoio da International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC) e a Universidade de Navarra (Espanha).
A edição cartográfica do Atlas, lançada durante o congresso, oferece em mapas e infográficos e mapas o resumo das informações reunidas pelo Atlas. A publicação foi uma iniciativa liderada pelo programa de pesquisa ATLANTES do Instituto de Cultura e Sociedade (ICS) da Universidade de Navarra, juntamente com a IAHPC e a ALCP.
Desenvolvimento lento e fragmentado
O Atlas de Cuidados Paliativos na América Latina indica que o desenvolvimento da área na região tem sido lento e fragmentado.
O número de serviços/equipes/unidades varia de 16,6 por milhão de habitantes na Costa Rica a 0,2 em Honduras. O Chile tem o maior número de serviços (277). O Brasil conta hoje com 93 serviços/equipes/unidades.
Quase metade (46%) dos serviços na região estão localizados na Argentina e no Chile, que representa apenas 10% da população na América Latina, confirmando a necessidade de políticas públicas para garantir que pacientes e familiares tenham acesso a medidas paliativas.
A edição cartográfica do Atlas em espanhol está disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store. O aplicativo é ics-ATLANTES.
Fonte: eHospice