Novas estatísticas mostram que milhões morrem em dor desnecessária no mundo todo
Novas estatísticas divulgadas pela Worldwide Palliative Care Alliance mostram que cerca de 18 milhões de pessoas morreram em dor desnecessária em 2012 devido ao acesso inadequado a tratamento de dor.
“Trata-se de uma emergência de saúde pública e uma situação intolerável. Pessoas no mundo todo estão morrendo com dor e sofrimento desnecessários. Barreiras para o tratamento adequado da dor no mundo todo incluem leis e regulações exageradamente restritivas, medo exagerado de vício e falta de compreensão das questões de governos e profissionais de saúde. As atitudes precisam mudar”, disse Stephen Connor, fellow senior na WPCA.
As estatísticas recém-divulgadas também mostram discrepâncias enormes entre acesso a medicamentos para dor em países diferentes. Áustria, Reino Unido e EUA são três dos países com melhor acesso a tratamento de dor para aqueles que precisam dele, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde e da WPCA. Paquistão, Moçambique e Marrocos são três dos países com maior necessidade, não incluindo aqueles que não dispõem de nenhum tipo de Cuidado Paliativo. No entanto, a WPCA reconhece que em todos os países no mundo as necessidades de Cuidados Paliativos são subestimadas.
Em maio desse ano, autoridades da saúde de mais de 200 países aprovaram a primeira resolução de Cuidados Paliativos na Assembleia Mundial de Saúde. A ideia é tornar os Cuidados Paliativos e o maior acesso ao tratamento uma prioridade.
Fonte: WPCA