O exercício de cuidar
Site: Onconews por Valéria Hartt
Ensaios clínicos randomizados mostram que instituir precocemente cuidados paliativos traz benefícios, melhora a qualidade de vida e até prolonga a sobrevida. Mas nem argumentos como esses parecem vencer o estigma e a desinformação. Afinal, como avançar na oferta de cuidados paliativos na assistência oncológica?
Frequentemente subutilizados ou iniciados tardiamente no curso da doença, os cuidados paliativos estão longe de fazer frente à demanda no Brasil. Levantamento da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) mostrou que menos de 10% dos hospitais brasileiros mantêm equipes de cuidados paliativos (CP). O mapeamento identificou apenas 177 serviços no país, onde existem mais de 5 mil hospitais, pelo menos 2,5 mil com mais de 50 leitos. A análise também mostrou que mais de 50% dos serviços de CP iniciaram suas atividades na década de 2010, revelando que a implementação no Brasil não é apenas tímida, mas também recente.
Leia a matéria na integra em: https://www.onconews.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=4344:o-exercício-de-cuidar-3&catid=132