O que há de mais atual em Cuidados Paliativos
O VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos terá muitas novidades em relação à edição do ano passado. Uma delas é a sessão Atualidades, coordenada pelo geriatra André Filipe Junqueira dos Santos. “Tivemos a ideia de incluir essa inovação no nosso evento após o Congresso Americano de Cuidados Paliativos, que aconteceu em março deste ano”, conta.
No evento norte-americano, um profissional apresentou e comentou, de maneira resumida, artigos científicos e livros mais relevantes publicados na área de Cuidados Paliativos. “O objetivo foi que os congressistas tivessem um panorama geral do que a área tem produzido”, explica.
A boa ideia será replicada em Bento Gonçalves, em setembro, durante o VI Congresso Internacional. Serão apresentados os artigos publicados no Brasil e internacionalmente sobre o tema e depois será entregue um resumo de onde foram eles foram publicados e as referências para que os participantes possam ler na íntegra aquilo que for de seu interesse.
O médico diz que, embora ainda pequena, a produção científica brasileira já começa a despontar. “Queremos justamente mostrar que a produção na área existe e que o Brasil tem contribuído com temas originais e específicos, como o da espiritualidade e os cuidados paliativos no país”. A maioria dos artigos e livros publicados sobre Cuidados Paliativos no Brasil ainda é feita de maneira individual e bastante relacionada aos programas de pós-graduação. “Por isso é importante divulgarmos o que existe, para que os congressistas conheçam os hiatos de conhecimento na área e sintam-se desafiados a produzir pesquisa”, afirma o especialista.
Para saber mais sobre o congresso e fazer sua inscrição, clique aqui.