I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e Jornada Capixaba de Luto reuniu mais de 350 participantes em Vitória
Com o tema “Quebrando barreiras, expandindo conquistas”, o I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e I Jornada Capixaba de Luto, realizado pela Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) em parceria a com rede API – Apoio a Perdas Irreparáveis, reuniu mais de 350 participantes entre profissionais, estudantes e os mais diversos interessados em Cuidados Paliativos nos dias 12 e 13 de outubro. A diretoria nacional da ANCP esteve presente representada pelo seu vice-presidente, o médico Douglas Crispim que na ocasião participou de diversas palestras, entre elas a conferência “Cuidados Paliativos: todos querem mudanças, mas quem quer mudar” e a mesa redonda sobre gestão em Cuidados Paliativos.
Segundo o médico Roni Chaim Mukamal, presidente do congresso, o evento é um marco para o momento dos Cuidados Paliativos no Espírito Santo, e também possibilitou uma parceria com a rede API, “pudemos fazer a I Jornada Capixaba de Luto, uma parceria que deu muito certo, possibilitando reunir vários profissionais de diversos serviços”, pontuou. O evento tratou dos diversos assuntos, com mesas ecléticas tratando de diferentes questões que envolvem o que é importante em Cuidados Paliativos e no Luto.
Entre os destaques da programação estão a conferência “Conspiração do Silêncio” por Douglas Crispim, a conferência “Integração entre Cuidados Paliativos e Assistência ao Luto: o caminho do futuro” com a psicóloga Maria Helena Pereira Franco, e a conferência “Diretivas Antecipada de Vontade” realizada pela advogada Luciana Dadalto. Também chamou a atenção dos presentes a mesa “A morte sob as perspectivas de diferentes religiões” com a presença do Padre Claudio Alves Moraes, do Líder Espírita Clóvis Aurélio Vervloet, do Líder Budista Tayo Mattos de Almeida e da capelã Elizabeth Maria de Assis Pavão, e a mesa redonda “Luto sob diferentes perspectivas”, tratando do Luto por suicídio, Luto na infância e o Luto sob a ótica da psiquiatria com a participação de Daniela Reis e Silva, e Livia Baumgarten Entringer.
Durante o evento também ocorreu o encontro da regionais da rede API, cada uma compartilhando suas experiências de trabalho. “Foram dois dias de intensos aprendizados e trocas de experiências, saio muito satisfeito e me sentindo realizado com sensação de missão cumprida, e certamente poderemos colher muitas frutos desse evento”, comentou Roni Mukamal.