Políticas Públicas em Cuidados Paliativos
No dia 27 de novembro, das 8h às 10h, no III Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, acontecerão as palestras “Políticas Públicas em Cuidados Paliativos no Brasil” e “Estratégia da OMS para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos”.
A coordenação da primeira apresentação é do Secretário de Saúde do Distrito Federal, Augusto Carvalho, e é esperada a participação do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O evento é importante porque mostra qual é o planejamento governamental para a área nos próximos anos. Vale lembrar que José Gomes Temporão foi superintendente do Instituto Nacional do Câncer antes de se tornar ministro.
Na seqüência, o médico Andreas Ulricch, da Organização Mundial da Saúde, explica quais são as estratégias da entidade para o desenvolvimento global do tema. Este ano, organizações e entidades de Cuidados Paliativos de todo o mundo assinaram uma declaração conjunta de apoio ao reconhecimento dos Cuidados Paliativos como um direito humano pela Organização das Nações Unidas. Em dezembro, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completará 60 anos.
Cada vez mais, políticas públicas nacionais e internacionais em áreas como os Cuidados Paliativos são o resultado das ações da sociedade civil organizada. Tratados, leis e financiamentos são aprovados quando a sociedade exige e mostra a relevância do assunto. Será possível discutir e conhecer os resultados dessas ações até agora assistindo a essas duas conferências.
III Congresso Internacional de Cuidados Paliativos
Brasília, 27 de novembro
8h às 9h30 – CONFERÊNCIA:
Políticas Públicas em Cuidados Paliativos no Brasil
Conferencista: José Gomes Temporão – Ministro da Saúde
Coordenador: Augusto Carvalho – Secretário de Saúde do DF
9h30 às 10h – CONFERÊNCIA:
Estratégias da OMS para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos
Conferencista: Andreas Ulricch – OMS
Coordenador: Luiz Antônio Santini Rodrigues da Silva – Diretor Geral INCA/MS
Veja programação completa neste site