Reality show britânico “My Last Summer” explora reações da sociedade em relação à morte
Um novo reality show que explora as reações emocionais, culturais e espirituais da sociedade em relação à morte estreou ontem no canal 4 da TV britânica.
Filmado num período de dois anos, “My Last Summer” (Meu último verão, em tradução livre) une cinco estranhos, cada um deles com um diagnóstico terminal.
O grupo se reúne regularmente numa mansão residencial na região de Cotswolds, uma pequena cadeia de colinas no centro da Inglaterra, para apoiar um ao outros nos estágios finais de vida enquanto contemplam a realidade de sua própria morte.
O programa procura explorar questões fundamentais sobre a morte e o morrer, como “É possível ter uma boa morte?”, “Como uma doença terminal afeta aqueles que amamos?”, “Como explicar uma doença terminal a uma criança?” e “Como se preparar para a morte?”.
O objetivo do reality show é desafiar o tema da morte de uma forma responsável e lidar com essa questão tão difícil de maneira aberta e honesta.
As cinco pessoas que participam do programa são:
Andy, 43 anos, de Oxford: Andy tem uma doença pulmonar incurável causada por um tratamento agressivo para leucemia. Ele foi diagnosticado com leucemia em fevereiro de 2010, depois de meses de testes. Ele está constantemente sem fôlego e, devido às infecções, é presença frequente no hospital. Ele se cansa facilmente e sua saúde está se deteriorando.
Ben, 57 anos, de Folkestone: Ben faleceu de câncer de pulmão em 23 de outubro de 2013. Ele foi diagnosticado em agosto de 2011. Ele fumava 50 cigarros por dia, mas diminuiu depois do diagnóstico. Ben era solteiro.
Jayne, 58 anos, de Cardiff: Jayne morreu de câncer de mama em 15 de julho de 2013. Ela foi diagnosticada originalmente com câncer de mama em 2009. O câncer reapareceu em sua espinha, costelas e crânio. Jayne deixou seu marido, com quem foi casada por 25 anos, em 2012. Ela tem uma filha de 18 anos com sérios problemas de aprendizado e um filho que deu para adoção quando tinha 17 anos que ela tenta encontrar durante o programa.
Junior, 48 anos, de Londres: Junior faleceu de câncer de próstata em 11 de dezembro de 2012. Junior foi diagnosticado em janeiro de 2012 quando o câncer já havia se espalhado para seus ossos e pulmões. Junior trabalhava como DJ e tinha 11 filhos de 10 mulheres diferentes. Ele casou com sua atual companheira Sonja no hospital no dia em que faleceu.
Lou, 38 anos, de Kent: Lou tem doença neuromotora. Ela foi diagnosticada na noite de Natal de 2010, depois de um ano de testes. Ela tem problemas de mobilidade e geralmente não tem energia, mas já vive mais do que os médicos haviam previsto inicialmente, quando deram 2,5 anos de vida para ela.
As organizações Dying Matters e Marie Curie, voltadas para conscientização sobre a importância de se discutir a morte, foram consultadas pelos produtores do programa. “”My Last Summer” nem sempre é um programa confortável de se assistir, mas esperamos que ele ajude a quebrar as barreiras para conversar sobre morrer, morte e luto”, disse Joe Levenson, diretor de comunicações da Dying Matters Coalition.
“Cinco pessoas corajosas que sabiam que estavam morrendo nos permitiram filmá-los e explorar como eles e suas famílias vivem sabendo que vão morrer logo. Eu espero que seu testemunho honesto inicie uma conversa entre todos nós e nos faça perguntar ‘Como quero que seja minha morte? E como eu posso influenciar o efeito que ela tem em mim e nas pessoas que são próximas de mim?’”, disse Kieran Smith, produtor executivo da série.
Fonte: ehospice