Recife avança em Cuidados Paliativos
RECIFE – Em comemoração ao Dia Mundial do Cuidados Paliativos, o IMIP – Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira realizou uma série de eventos com a finalidade de divulgar a importância dos Cuidados Paliativos. O principal aconteceu na sexta-feira (dia 9), com a Dra. Maria Goretti Maciel, Diretora Científica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, que ministrou a palestra “Fundamentos dos Cuidados Paliativos”.
O IMIP iniciou o Serviço de Cuidados Paliativos na Unidade de Oncologia de Adulto em 2009, sendo um serviço pioneiro oferecido pelo SUS. A expectativa é que em breve todos os pacientes da instituição tenham acesso aos Cuidados Paliativos.
A Dra. Goretti enfatizou a importância do encontro. “Fiquei muito emocionada ao encontrar uma platéia muito receptiva em Recife. O IMIP já conta com ambulatório, unidade dia e está organizando uma enfermaria de Cuidados Paliativos no antigo Hospital Pedro II. Imagine: foi onde fiz meu curso de medicina! Corredores que me ensinaram tanto agora se tornarão Unidade de Cuidados Paliativos”, contou emocionada.
E completou: “tivemos uma reunião muito importante com os técnicos da secretaria de saúde e da Comissão Estadual de Residência Médica. Abordamos pontos cruciais para o estabelecimento de uma política de Cuidados Paliativos em Recife que pode se estender a todo o estado. Foi criado um grupo de trabalho que dará início às atividades em 23 de outubro. Acredito que houve muita sintonia e estamos no caminho certo.
A geriatra Mirella Rebelo, uma das coordenadoras do projeto, afirma que a especialidade de Cuidados Paliativos consiste na abordagem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, no enfrentamento de doenças que oferecem risco de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Isto significa a identificação precoce e o tratamento da dor e outros sintomas de ordem física, psicossocial e espiritual. E devem, portanto iniciar desde o diagnóstico da doença.