Sessão Averroes de junho apresenta filme sobre questão palestina-israelense
Neste filme, verdadeiro libelo à tolerância entre os povos e uma homenagem à amizade, o diretor alemão Paul Smaczny retrata o encontro entre o maestro judeu Daniel Barenboim e o antropólogo palestino Edward Said, professor da Columbia University, que culminou na criação da Orquestra Divan Ocidente-Oriente. O nome Divan vem da tradição árabe de contar histórias, poemas e tocar instrumento como uma forma de interagir, compartilhar, solidarizar e humanizar. Hoje, a Orquestra é composta por músicos árabes palestinos e israelenses com idade entre 26 e 30 anos. Realiza concertos em países do Oriente Médico como Egito, Síria, Líbano, Jordânia, Tunísia e Israel, além de países europeus e nos EUA. Sua sede atual é Sevilha, Espanha.
A sessão deste mês é seguida de debate com as presenças de Soraya Samili, professora livre-docente da Universidade Federal de São Paulo e diretora cultura e científica do Instituto de Cultura Árabe (ICArabe, José Luiz Del Roio, escritor ítalo-brasileiro e membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e Marcus Vinicius de Andrade, maestro, compositor e arranjdador. A mediação será do Dr. Ricardo Tavares de Carvalho, secretário geral da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 – à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina.
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a Sessão Averroes tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. É aberta ao público e acontece sermpre às 19h da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do ocnhecimento. São apoiadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional e Cuidados Paliativos.
A Sessão Averroes acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e a entrada é gratuita. Informações: www.cinemateca.gov.br e www.spinternacoes.com.br e www.obore.com.